explicar o fenômeno da chuva ácida citar os 2 tipos de chuva ácida, causas e consequências ao meio ambiente
Soluções para a tarefa
Resposta:
Chuva ácida é a deposição úmida de constituintes ácidos que se dissolvem no vapor d’água nas nuvens formando uma solução com pH inferior a 5,6;
A água da chuva já é naturalmente ácida em virtude do gás carbônico atmosférico que ao combinar-se com a água nas nuvens forma o ácido carbônico, um ácido fraco, por isso só é considerada chuva ácida a que tiver pH inferior a 5,6;
Quando o pH se encontra com valores inferiores a 5,6, indica que está havendo a ocorrência de ácidos fortes, como o H₂SO₄ (ácido sulfúrico e HNO₃ (ácido nítrico) e eventualmente HCℓ (ácido clorídrico) e ácidos orgânicos dissolvidos na água da chuva.
Estes ácidos são formados pela emissão de SO₂ (dióxido de enxofre), NO e NO₂ (óxidos de nitrogênio), oriundos principalmente da queima de combustíveis fósseis, indústrias e outras atividades humanas.
Além da chuva ácida produzida pela atividade antropogênica ela pode também ter causas naturais.
A chuva pode ser acidificada por emissões provenientes da atividade geotérmica como vulcões e fontes termais, da queima natural de biomassa, processo metabólico de animais e plantas (algas, fitoplâncton, plantas de ambientes marinhos etc) e emissão em pântanos.
Reações que ocorrem na formação da chuva ácida:
CO₂(g)+H₂O(l)= H₂CO3₃(aq)
Os gases reagem com grupos hidroxilas por oxidação fotoquímica (OH-), peróxido de hidrogênio (H₂O₂), ozônio (O₃) ou com oxigênio (O₂) como fase inicial da formação dos ácidos .
- queima de enxofre
S(s) + O₂(g) ---> SO₂(g)
- transformação de SO₂ em SO₃
2 SO₂(g) + O₂(g) ---> 2 SO₃(g)
- reações com a água da chuva
SO₂(g) + H₂O(ℓ) ---> H₂SO₃(aq)
SO₃(g) + H₂O(ℓ) ---> H₂SO₄(aq)
N₂(g) + O₂(g) —> 2 NO(g)
2 NO(g) + O2₂(g) —> 2 NO₂(g)
2 NO₂(g) + H₂O(ℓ) —> HNO₃(aq) + HNO₂(aq)
Efeitos da chuva ácida
Em virtude da maior acidez da água da chuva ácida, metais como o alumínio, cádmio e manganês se tornam mais solúveis disseminando-se pelo solo e pelas águas.
O alumínio é fitotóxico prejudicando o desenvolvimento das plantas, podendo leva-las à morte;
A acidificação das águas de lagoas e represas elimina a vida aquática por interferir nos processos fisiológicos e pela solubilização de metais tóxicos à vida aquática, prejudicando bactérias essenciais, peixes, moluscos e plânctons, permitindo a proliferação de algas e musgos, desequilibrando desta forma o ciclo natural.
A chuva ácida acelera a corrosão de materiais usados na construção civil (edifícios, pontes, viadutos), industriais (veículos, máquinas, turbinas, cabos elétricos) além de objetos culturais como esculturas e monumentos antigos, prédios históricos etc;
Metais como chumbo, cobre, cádmio, mercúrio, zinco, entram na cadeia alimentar humana, advindos de vegetais, animais e águas contaminadas podendo trazer malefícios para a saúde, como problemas neurológicos, causados pelo acúmulo de metais pesados no organismos.