explicar interação gênica não epistatica e epistatica
Soluções para a tarefa
Resposta:
→ O que é a interação gênica epistática?
Esse tipo de interação ocorre quando uma característica é condicionada por dois ou mais genes, mas um dos alelos impede a expressão de outro alelo. O gene que inibe uma característica é chamado de epistático, e o gene inibido recebe o nome de hipostático. Quando o alelo em dose simples é suficiente para inibir o hipostático, dizemos que a epistasia é dominante, entretanto, se o alelo precisar de aparecer em dose dupla, fala-se em epistasia recessiva.
Um exemplo de epistasia dominante pode ser observado na cor das galinhas. O gene dominante C faz com que as galinhas apresentem coloração colorida, e o gene recessivo c determina a plumagem branca. O gene I é epistático e impede a produção de pigmento, e o alelo i não tem efeito inibidor. Assim sendo, se a galinha apresentar o alelo I, ela não produzirá plumagem colorida, independentemente do alelo C.
===========
→ O que é a interação gênica não epistática?
Dizemos que a interação gênica é não epistática quando ocorre a interação de dois ou mais genes, mas nenhum alelo impede a expressão de outro. Como exemplo dessa interação, podemos citar o exemplo da forma das cristas de galinha.
Existem quatro diferentes tipos de crista de galinha: rosa, ervilha, noz e simples. Um gene dominante E determina a crista ervilha, e o gene dominante R determina a crista rosa. Quando ocorre a presença do gene E e R, acontece uma interação gênica e a crista é do tipo noz. Entretanto, se nenhum dos genes dominantes aparecer, a crista da galinha será simples.
Explicação: