História, perguntado por franciele2120, 9 meses atrás

Explicar as revoltas regenciais:

A)Cabanagem:

B) Balaiada:

C) A revolta dos malês:

D) Revolução Farroupilha:​

E) Sabinada:

Soluções para a tarefa

Respondido por anajuliasousa336
4

Resposta:

A) A cabanagem foi a primeira revolta de caráter popular do império. Essa revolta recebeu esse nome porque a maioria dos revoltosos era formada por cabanos, pessoas humildes que moravam em cabanas ás margens dos rios. Essa revolta teve origem na luta entre grupos políticos da província, mas depressa se formou num levante das camadas mais pobres e exploradas da população contra a exploração que sofriam por parte de fazendeiros e autoridades. Os cabanos chegara a ocupar o governo, mas foram vencidos em 1840 pela força militar que promoveu massacres violentos em toda a província.

B) A província do Maranhão era extremamente pobre, tal situação fez com que diversos grupos sociais se reunissem num movimento contra a exploração imposta pelos grandes fazendeiros, um dos chefes da revolta Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, era fabricante de balaios por isso a revolta se chamou Balaiada. Os revoltosos conquistaram a Vila de Caxias, que era a segunda localidade maranhense em importancia. A revolta foi subjugada quando D.Pedro II já assumia o governo na época, em virtude contra a revolta o militar recebeu o nome de Barão de  Caxias.

C) Foi um levantamento de escravos de maioria da cidade de Salvador, aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835.

D) Das revoltas que tiveram no início do período da Regencia, os grandes fazendeiros do Rio Grande do Sul revoltaram-se contra a forte concorrencia dos gados e charque argentino e uruguaio. As taxas alfandegárias beneficiavam a entrada de gado e charque  desses países. Os revoltosos lutavam por uma política que privilegiasse os produtos brasileiros. Havia ainda fortes ideias republicanas, somente em 1845 foi assinado um acordo com o governo encerrando a revolta.

E) Essa revolta ocorreu na Bahia foi um movimento articulado por membros da classe média como médicos, advogados e jornalistas. O líder desse movimento foi o médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, cujo o nome foi tirado depois da revolta. Os revolucionários baianos de 1837 pretendiam tornar a província independente do resto do Brasil até D. PedroII ter a maioridade, entretanto seus membros não tiveram o apoio da população baiana e por isso a revolta teve pouca duração.

ESPERO TER AJUDADO, BJSS :)

Perguntas interessantes