Explicar as condições externas que contribuíram para a emancipação política das colônias espanholas. 2 - Caracterize o movimento de independência da América Espanhola do ponto de vista da sua composição social e ideológica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Explicar as condições externas que contribuíram para a emancipação política das colônias espanholas? A situação social de índios, escravos e mestiços, com péssimas condições de trabalho e submetidos à miséria, também foi fator importante. Rebeliões como a de Tupac Amaru (Peru, 1780) e o Movimento Comunero (Nova Granada, 1781), ocorridas ainda no século XVIII, ajudaram a desestabilizar a relação metrópole-colônia.
2-Caracterize o movimento de independência da América Espanhola do ponto de vista da sua composição social e ideológica?
O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais.
OBS: não sei se está correto.