Geografia, perguntado por Cerebro2020, 8 meses atrás

Explicar a distribuição espacial das indústrias no Brasil e Estados Unidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por isahbebella2004
0

Resposta:  ESTADOS UNIDOS

Os fatores locacionais são as vantagens que um determinado lugar oferece para a instalação de indústrias. No momento de investir, os empresários levam em consideração quais os fatores são mais importantes para aumentar a sua lucratividade. Os principais fatores que atraem indústrias, de modo geral são:

matérias-primas – minerais e agrícolas; energia – petróleo, gás, eletricidade, etc.; mão-de-obra – pouco qualificada (baixa remuneração), qualificada (alta remuneração); tecnologia – parques tecnológicos, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento; mercado consumidor – relacionado a quantidade de pessoas e poder aquisitivo; logística – disponibilidade de transporte, armazenamento e distribuição; rede de comunicações – telefonia, internet, etc.; complementaridade – proximidade das industrias afins; incentivos fiscais – redução ou isenção de impostos concedidos pelo Estado.

Durante a primeira Revolução Industrial, do final do século XVIII até meados do século XIX, a proximidade das fontes de energia e das matérias-primas eram fundamentais para a instalação de uma indústria, pois os sistemas de comunicação e transportes ainda eram precários. Com a evolução dos meios de comunicação e dos transportes essa necessidade foi diminuindo. Com os posteriores investimentos em infraestruturas como rodovias, ferrovias e portos a logística para o armazenamento e o escoamento da produção tornou-se um ponto importante. Outros fatores que anteriormente eram muito importantes para a localização de muitas indústrias, sobretudo, as de bens de consumo, foram à disponibilidade de mão-de-obra e de mercado consumidor. É por isso que o fenômeno industrial esteve ligado às concentrações urbanas, culminando na formação de grandes cidades que se tornaram centros industriais.

Um fator em especial, vem ganhando importância na hora da decisão sobre onde implantar uma indústria: os incentivos fiscais. Interessados em atrair novas fábricas, diversas esferas de governo concedem isenções de impostos as empresas que pretendem se instalar em seus territórios. Em geral fazem essas concessões a indústrias que tem efeito multiplicador, isto é, que atraem outras fábricas que, por sua vez, não terão incentivos. É comum também a doação de terrenos para a instalação de unidades produtivas, muitas vezes até com a instalação de uma infraestrutura básica já implantada. Por outro lado, as isenções fiscais geram a chamada “guerra fiscal” entre estados e entre cidades, cada uma procurando oferecer os melhores incentivos para atrair a instalação da fábrica para o seu território.  

BRASIL

A distribuição espacial da indústria brasileira, com acentuada concentração em São Paulo, foi determinada pelo processo histórico, pois no momento do início da efetiva industrialização, o estado tinha, devido à cafeicultura, os principais fatores para instalação das mesmas, podendo citar: capital, mercado consumidor, mão-de-obra e transportes.

Além disso, a atuação estatal através de diversos planos governamentais, como o Plano de Metas, acentuou esta concentração no Sudeste, destacando novamente São Paulo. A partir desse processo industrial e, respectiva concentração, o Brasil, que não possuía um espaço geográfico nacional integrado, tendo uma estrutura de arquipélago econômico com várias áreas desarticuladas, passa a se integrar. Esta integração reflete nossa divisão inter-regional do trabalho, sendo tipicamente centro-periferia, ou seja, com a região Sudeste polarizando as demais.

Perguntas interessantes