explicar a ascensão de Napoleão Bonaparte
Soluções para a tarefa
Formou-se na École Militaire (academia militar) situada em Paris, em setembro de 1785, assumindo o posto de 2ºTen do regimento de artilharia. Durante a Revolução na Córsega, participou da luta trilateral entre monarquistas, revolucionários e nacionalistas da Córsega apoiando o movimento republicano jacobino. Promovido a Capitão em 1792, quando liderou uma rebelião contra um exército francês na Córsega. Foi promovido ao posto de General-de-brigada aos 24 anos. Chamando a atenção do Comitê de Segurança Pública, sendo encarregado da artilharia do Exército da França na Itália.
Após a queda de Robespierre e a reação termidoriana em julho de 1794, Napoleão, embora intimamente associado com Robespierre, foi libertado da prisão dentro de duas semanas e pediu para elaborar planos para atacar posições italianas no contexto da guerra da França com a Áustria.
Em 1795, os monarquistas em Paris declararam uma rebelião contra a Convenção Nacional. Sob sua liderança os atacantes foram repelidos em 5 de outubro de 1795 (13 Vendémiaire). Diversos monarquistas vieram a obito. A batalha rendeu a Bonaparte fama, riqueza e apoio político (o Diretório). Durante seu período de grande contato político, Napoleão, estabelece alianças com várias figuras políticas e, em 9 de novembro de 1799, derrubou o Diretório por um golpe de Estado (Golpe de 18 de Brumário). A Constituição de 1799, veio confirmando seu poder absoluto em frente ao Estado, para isso que preservou a aparência textual da mesma com a intenção de imprimir que continuam numa numa república onde na verdade estavam numa ditadura.
Termos para assimalação
Golpe de 18 Fructidor : A tomada de poder por membros do Diretório Francês em 4 de setembro de 1797, quando seus oponentes, os monarquistas, estavam ganhando força.
Guerras Revolucionárias Francesas : Uma série de conflitos militares que duram de 1792 a 1802, resultantes da Revolução Francesa. Eles colocaram a primeira república francesa contra a Grã-Bretanha, a Áustria e várias outras monarquias. Eles estão divididos em dois períodos: a Guerra da Primeira Coalizão (1792–1797) e a Guerra da Segunda Coalizão (1798–1802). Inicialmente confinados à Europa, os combates gradualmente assumiram uma dimensão global à medida que as ambições políticas da Revolução se expandiram.
Golpe do 18º Brumário : Um golpe de Estado sem derramamento de sangue sob a liderança de Napoleão Bonaparte que derrubou o Diretório, substituindo-o pelo Consulado Francês. Realizou-se no dia 9 de novembro de 1799, 18 Brumaire, ano VIII abaixo do Calendário Republicano francês.
Convenção Nacional : Assembléia de câmara única na França, de 20 de setembro de 1792 a 26 de outubro de 1795, durante a Revolução Francesa. Sucedeu a Assembléia Legislativa e fundou a Primeira República após a Insurreição de 10 de agosto de 1792.
Diretório : Um comitê de cinco membros que governou a França a partir de novembro de 1795, quando substituiu o Comitê de Salvação Pública, até ser derrubado por Napoleão Bonaparte no Golpe de 18 de Brumário (8 e 9 de novembro de 1799) e substituído pelo Consulado. Deu seu nome aos últimos quatro anos da Revolução Francesa.
13 Vendémiaire : Nome dado a uma batalha de 5 de outubro de 1795 entre as tropas revolucionárias francesas e as forças monarquistas nas ruas de Paris. A batalha foi em grande parte responsável pelo rápido avanço da carreira do general republicano Napoleão Bonaparte. O nome vem da data da batalha de acordo com o calendário republicano francês.
Comitê de Segurança Pública : Um comitê criado em abril de 1793 pela Convenção Nacional e reestruturado em julho de 1793 que formou o governo executivo de fato na França durante o Reino do Terror (1793-94), uma etapa da Revolução Francesa.
Reação Termidoriana : Um golpe de estado de 1794 dentro da Revolução Francesa contra os líderes do Clube Jacobino que dominaram o Comitê de Salvação Pública. Foi desencadeada por uma votação da Convenção Nacional para executar Maximilien Robespierre, Louis Antoine de Saint-Just e vários outros líderes do governo revolucionário. Terminou a fase mais radical da Revolução Francesa.