Explicações diferentes sobre um mesmo fenômeno da natureza, uma mítica e outra racional
Soluções para a tarefa
O pensamento mitológico foi
criado no período pré-socrático, ele se consiste em explicar questões de
diversas áreas a partir de ideias divinas e sobrenaturais, é uma tradição
cultural religiosa.
Esse pensamento se caracteriza por não possuir
um autor,
por não ter fundamento e nem prova,
portanto a crença nessas explicações míticas depende
exclusivamente do ouvinte. A
consequência negativa disso era que o real motivo da questão não era estudado e o homem continuava a viver na completa ignorância.
Um exemplo seria quando esta chovendo e caindo raios, o pensamento racional nos leva a crer que isso é um fenômeno da natureza e que a formação das massas de nuvens carregava o vapor da água que poderia acarretar uma tempestade com raios. Essa seria uma explicação plausível baseada no tipo de conhecimento e tecnologia da época no auge dos pensamento mitológico.
Uma reposta com o pensamento voltado pra linha mitológica é que essa tempestade estaria sendo Zeus demonstrando toda a sua fúria pois aquela cidade estaria em pecado ou teria feito algo contra Zeus. Inclusive esse é o motivo de muitas cidades adorarem, construir estatuas e oferecer sacrifícios para certos deuses.
- Fenômeno: Eclipses
Explicação Mítica: Na mitologia Nórdica, as pessoas acreditam que existem dois homens-lobos, conhecidos como Sköll e Hati. Esses monstros tentam engolir os astros, mas não conseguem, e quando finalmente mordem um deles, a luz extingue em suas barrigas sombrias.
Explicação Racional: Um eclipse, na verdade, é o escurecimento parcial ou total de um corpo celeste, provocado pela interposição de um outro corpo celeste. Da Terra, podemos observar os eclipses solares (quando a lua se posiciona entre o Sol e a Terra) e lunares (quando a Terra se encontra entre o Sol e a lua)
Espero ter ajudado ;-)