Português, perguntado por Franciels, 1 ano atrás

explicação sobre o Mundo dos Livros..
Do livro o Demônio da Teoria
por favor me ajude
tenho seminário amanhã e não to conseguindo entende nada

Soluções para a tarefa

Respondido por Elly200
2


O demônio da teoria 
Le démon de la théorie: literature et sens commum (de Antonie Compagnon – professor da Universidade de Colúmbia) – livro traduzido por Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago, com o título: O Demônio da Teoria: literatura e senso comum. Editora UFMG.
Este livro, já na introdução, comenta que para haver Literatura, de fato, são necessários cinco elementos importantes: um autor, um livro, uma língua, um leitor e um referente. O livro está organizado em sete capítulos, os quais apresentam conceitos para análise/estudo: A Literatura; O Autor; O mundo; O Mundo; O Leitor; O Estilo; A História; O Valor.
O primeiro capítulo aborda sobre a extensão da literatura, acerca da compreensão da literatura no que se refere à forma do conteúdo e da expressão (intensão, realidade, recepção, língua, história e valor literários). 
Por sua vez, o segundo capítulo, discorre a respeito da intensão e da consciência do autor, acerca da distinção entre sentido e significado, sobre hermenêutica e filosofia, entre o texto e o autor do texto. 
O terceiro capítulo, agora, fala sobre o Mundo por meio do Realismo enquanto reflexo ou convenção. Aqui são apresentados ao leitor: a diferença entre teoria da literatura e teoria literária, a ilusão referencial e intertextualidade; acerca da mimésis (como conhecimento e dos mundos ficcionais e os dos livros).
O quarto capítulo, reporta sobre recepção e influência, sobre o leitor implícito, o gênero como modelo de leitura, leituras sem amarras, o horizonte de expectativas do leitor. 
O quinto capítulo registra a questão do Estilo, o qual é compreendido como sendo a propriedade do discurso. Discorre-se, então, acerca da norma, do desvio e do contexto em textos literários. Ainda se comenta, nesse capítulo, o estilo enquanto pensamento e exemplificação.
O sexto capítulo, consequentemente, discute a respeito da história literária e da história da leitura, história literária e crítica literária, história social e evolução literária – como acompanhamento dos grandes escritores ao longo da história. 
O sétimo capítulo, O Valor, visa apresentar ao leitor que a ilusão estética, questionar o que é um texto clássico, tradição nacional da literatura, valor e posteridade. “O gosto é faculdade de julgar um objeto ou um modo de representação por intermédio da satisfação ou do desprazer”. (COMPAGNON, p. 227)
Este livro, a meu ver, é perfeito para o que ele propõe. No que concerne à pessoa que tem preconceito literário, a parte em que é feita a distinção entre o sentido e significado, a leitura desse trecho tende a ser um murro bem dado nesse tipo de “leitor”, principalmente para quem dente a fazer cara de nojo para a Literatura Brasileira. 
Ler também o DEMÔNIO DA TEORIA: ... é despertar a vigilância de um leitor crítico-analítico-transformador diante do universo literário. 

- Mirzão

(O resumo foi feito por esse perfil, todo crédito a ele, apenas pesquisei e acho que conseguirá entender. Boa sorte!)
Perguntas interessantes