Biologia, perguntado por yohannalealpd3z2q, 10 meses atrás

Explicação sobre a Preservação da Biodiversidade, e sobre Sustentabilidade (para um seminário de Ciências)

Soluções para a tarefa

Respondido por AlineSantosx1
3

Resposta:

A biodiversidade, a diversidade dos seres vivos, incluindo as espécies vegetais e animais, os ecossistemas e a variação genética, é a base da nossa vida no Planeta. Ora bem, mais cada vez os ecossistemas são deteriorados e até destruidos, espécies inteiras estão desaparecendo ou em vias de extinção. Os principais motores desta perda de biodiversidade, além do crescimento demográfico, são os resultados do grande peso que o nosso sistema econômico exerce sobre ela: alteração do hábitat, poluição de todos os tipos, sobreexploração dos recursos, e cada vez mais, mudança climática. As áreas desérticas aumentam e no fundo dos oceanos áreas inteiras de recifes de corais morrem. Esta situação afeta todos nós (tem consequências na saúde, na segurança e em inúmeros aspectos do bem-estar e da qualidade de vida) mas afetam mais particularmente as famílias mais pobres, entre outras em áreas rurais ou litorâneas, com frequência mais dependentes dos ecossistemas que lhes permitem sobreviver. A preservação da biodiversidade e a gestão sustentável dos ecossistemas estão, portanto, ligados em parte à eliminação da pobreza. Elas constituem um direito dos cidadãos a exigir de seus governos e das empresas medidas e iniciativas de proteção desta riqueza natural insubstituível.

Uma das abordagens utilizadas nesse sentido é a avaliação econômica da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que serve para guiar a sua gestão e a tomada de decisões econômicas. Esta avaliação se refere às consequências das mudanças decorrentes das opções alternativas de gestão, mais do que aos valores próprios dos ecossistemas. Esta abordagem é apenas um instrumento entre outros a serem implementados. Tem o mérito de reconhecer a importância do que na linguagem econômica se chama « capital natural » como base de desenvolvimento econômico mas também para acabar com o « preço zero » dos recursos naturais não contabilizados, por exemplo, nas contas da nação ou no preço das mercadorias. Todavia, ela tem limites evidentes: não questiona o princípio do crescimento, ela ratifica o princípio de raridade (dos recursos) sem mostrar com precisão que é o resultado de um sistema econômico fundado na rentabilidade imediata, etc; somente tem sentido em contextos em que o valor social e cultural dos recursos perdeu sentido para a comunidade.

Sustentabilidade é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais. Assim sendo, temos que preservar o meio ambiente para garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o mesmo.

Por isso, as pessoas e a sociedade em geral precisam elaborar e colocar em prática ideias para realizar o desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza. É por esse motivo que a expressão “sustentabilidade” é também chamada de desenvolvimento sustentável, ou seja, manter a preservação da economia sem afetar os recursos naturais.

Portanto, seriam exemplos de ações sustentáveis: deter o desmatamento, plantar novas árvores ou reflorestar áreas desmatadas, conservar os rios e demais cursos d'água, adotar medidas para diminuir a necessidade de novos recursos naturais (tais como a diminuição do consumo e a reciclagem), não poluir o ar, entre outras incontáveis medidas.

Assim, para que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta quanto das instituições para conservarem os recursos naturais. Além disso, todos nós, cidadãos, também temos essa missão. Dessa forma, devemos plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir menos lixo, reciclar e assim por diante.

Explicação:


yohannalealpd3z2q: Muito obrigada ^^
Perguntas interessantes