História, perguntado por didinn, 1 ano atrás

explica cada um desses?

o ciclo do pau brasil 

o ciclo da cana de açúcar 

o ciclo das drogas do sertão 

o ciclo do ouro 

o ciclo da pecuária  da borracha

Soluções para a tarefa

Respondido por anakarolkarol
12
Ciclo do Pau-Brasil iniciou-se com a chegada dos português ao Brasil em 22 de abril de 1500. Sendo o primeiro produto a ser explorado nas terras brasileiras por portugueses, os próprios usavam a mão-de-obra indígena. A madeira tinha mercado certo na Europa onde era muito apreciada como tintura para tecidos, em 1502 um consórcio privado começou a explorar o pau-brasil e escravizar índios. Os portugueses usaram a região litorânea para construir feitorias que serviam de armazenamento da madeira extraída.

Ciclo da cana-de-açúcar, seu cultivo deu-se pela necessidade imperativa de colonizar e explorar um território até então sem muita importância para a economia de Portugal. As primeiras mudas de cana foram trazidas a Ilha da Madeira por Martim Afonso de Souza, responsável pela 1º instalação do primeiro engenho em São Vicente, no ano de 1533. A maior contribuição do engenho foi estar em um ponto bastante privilegiado, facilitando o escoamento e agilizando a chegada do produto aos mercados consumidores. A prosperidade da produção açucareira no Brasil chamou a atenção dos holandeses, que em 1630, invadiram a cidade de Pernambuco que era o maior produtor de cana na época. Passando então a trabalhar no local, adquirindo experiência necessária para para o plantio da cana-de-açúcar, para após sua expulsão poderem utilizar este aprendizado, e foi o que aconteceu. Após a expulsão foram para as Antilhas onde começaram a plantar a cana, passando a ser nos séculos XVII e XVIII concorrentes do Brasil na venda do produto. Porém a Holanda vendia o produto barato, ao contrário do Brasil, isso fez com que encerrasse o fim do ciclo da cana-de-açúcar no Brasil.

Ciclo das drogas dos sertões eram  especiárias extraídas do sertão brasileiro, que não existiam na Europa , e , por isso atraiam interesses dos europeus que as consideravam como "novas especiarias", a foz do rio Amazonas era uma região onde se praticava intenso escambo com os produtos típicos da região, exemplo: ervas aromáticas, plantas medicinais, cacau, canela, baunilha, cravo, castanha-do-pará e guaraná. Esses produtos recebiam os nomes de drogas dos sertões e eram considerados especiarias na Europa, alçando excelentes preços nesse período. Para combater o contrabando em 1616, a coroa Portuguesa fundou na foz do rio Amazonas , o forte do Presépio, dando origem a atual cidade de Belém.

Ciclo do ouro compreendido como período que vigorou a extração e exportação do ouro sendo a principal atividade a econômica na fase colonial do Brasil. Época em que Portugal buscava novas fontes de renda na colônia, as primeiras minas foram encontradas pelos bandeirantes no atual estado de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O auge do ciclo do ouro no século XVIII, gerou uma grande corrida em busca do metal precioso; a extração exigia investimentos na mão-de-obra, equipamentos e a aquisição de terrenos auríferos, suas extração ficou na mão dos grandes proprietários rurais e comerciantes. A Coroa Portuguesa adquiria lucro por meio da cobrança de taxas e impostos , ou seja, o explorador que encontrasse e extraísse o ouro deveria pagar o quinto a Coroa. O imposto era cobrado pelas casas de Fundição, onde o metal era derretido e transformado em barras.

Ciclo da pecuária vinculada a economia de subsistência, fornecia couros e carnes para o consumo interno das grandes propriedades, esse foi um grande passo para o começo da primeira grande comercialização interna da colônia. O gado no início era  propriedade de donos de engenho e somente em meados do século XVII, surgiu a figura do proprietário da fazenda de gado.
No Sul, as primeiras fazendas de gado no início do século XVIII, e o consumo de charque integrou a região economicamente ao resto da Colônia principalmente ao Sudeste. Já no Nordeste a pecuária durante a fase aurífera, se estendeu pelo São Francisco que ficou conhecido como RIO DOS CURRAIS, pois o comércio se concentrava em Minas, sendo o São Francisco ótimo, tanto para a criação quanto para a venda, sendo assim o Brasil tornou-se o segundo maior de gado do mundo.

Ciclo da Borracha desde o início da segunda metade do século XIX, a borracha passou a exercer forte atração sobre empreendedores visionários, a atividade extrativista do látex na Amazônia revelou-se, de imediato, muito lucrativa. Sendo assim logo, conquistou um lugar de destaque nas indústrias da Europa e da América do Norte, alcançando elevado preço internacional . O Brasil começou a exportar grande quantidade de borracha , principalmente para as fábricas de automóveis norte-americanas, as regiões que mais produziram foi o estado do Pará, e Amazonas, está rápida produção de borracha atraiu grande quantidade de trabalhadores para a região , na primeira década do século XX, o Brasil tornou-se o maior produtor e exportador da borracha. Com isso, muitas cidades surgiram e outras se desenvolveram, exemplo: Manaus. Seu comércio interno aumentou significativamente e a renda dos habitantes melhorou.

Respondido por sarahpiressamami
0

Resposta:

Ciclo do Pau-Brasil iniciou-se com a chegada dos português ao Brasil em 22 de abril de 1500. Sendo o primeiro produto a ser explorado nas terras brasileiras por portugueses, os próprios usavam a mão-de-obra indígena. A madeira tinha mercado certo na Europa onde era muito apreciada como tintura para tecidos, em 1502 um consórcio privado começou a explorar o pau-brasil e escravizar índios. Os portugueses usaram a região litorânea para construir feitorias que serviam de armazenamento da madeira extraída.

Explicação:

Perguntas interessantes