Biologia, perguntado por yabubacar, 9 meses atrás

explica a necessidade de o organismo eliminar certas substância​

Soluções para a tarefa

Respondido por 1vanessafernandada
14

Resposta:

eliminação de substâncias tóxicas e/ou em grande quantidade. A excreção garante, assim, o equilíbrio das condições fisiológicas do organismo.

É o principal responsável pelo controle da quantidade de água eliminada pelo organismo e pela excreção de sais minerais e das excretas nitrogenadas.

Respondido por alicenogsou
2

Resposta:

O equilíbrio dos fenômenos vitais no homem depende do bom funcionamento de todos os órgãos, mas em síntese depende do equilíbrio entre a matéria assimilada e a matéria eliminada. O processo fisiológico, portanto, está sujeito a desequilíbrios constantes, pois o organismo, em seu funcionamento normal, produz grande quantidade de resíduos, que caem na circulação sangüínea e daí devem ser retirados pelos órgãos de eliminação - rins, intestinos, pele e pulmões -.

Quando ocorrem desequilíbrios nos fenômenos vitais geram-se tensões. A esses estados de tensão dá-se o nome de necessidades humanas. A eliminação é, pois, uma necessidade humana básica, pelo fato de ser indispensável à manutenção da saúde e da sobrevivência, apresentando-se tão vital para o organismo, que está na base da manutenção dos equilíbrios hídrico, ácido-básico e eletrolítico. Nesse sentido, ao estudá-la, torna-se preciso levar em conta a distribuição dos líquidos e dos eletrólitos nos compartimentos do organismo, as formas de entrada e saída desses fluídos e os mecanismos próprios de eliminação.

I - DISTRIBUIÇÃO HÍDRICA E ELETROLÍTICA NOS COMPARTIMENTOS ORGÂNICOS

Segundo GANONG, o peso do indivíduo adulto de tamanho médio consta de aproximadamente 18% de proteínas, 15% de gorduras, 7% de sais minerais e 60% de água. Esta última acha-se distribuída em três compartimentos básicos: o líquido intracelular (que ocupa 40% do peso corporal), o intersticial (15%) e o intravascular (5%). Nesses compartimentos líquidos há uma distribuição de eletrólitos muito característica e constante (consoantes biológicas).

Observando essas constantes, verifica-se que o sódio e o cloro são os principais cátions extracelulares. No compartimento intracelular predomina o potássio, magnésio, fosfatos e proteínas. Esses eletrólitos possuem cargas positivas e negativas, que devem equilibrar-se para manter a homeostasia.

Os fluídos extra e intracelulares se encontram em equilíbrio dinâmico, havendo intercâmbio constante entre eles. A entrada de substâncias e de água no organismo e a saída de metabólitos das células implicam um movimento contínuo através das membranas que separam esses setores.

O líquido extracelular entrega e retira substâncias das células, fazendo o papel de intermediário. Se um indivíduo perde líquidos e eletrólitos em grande quantidade por uma das vias de eliminação, produz-se déficit no compartimento intravascular e no intersticial, podendo registrar-se, em seguida, a espoliação das reservas intracelulares. E esse equilíbrio é mantido, dependendo dos níveis de sódio, potássio, cloro e bicarbonato no plasma sangüíneo.

II - ENTRADA E ELIMINAÇÃO DE LÍQUIDOS DO ORGANISMO

A água e os alimentos chegam ao organismo, através da ingestão e absorção pelo tubo digestivo. A primeira provém não só dos alimentos mas também das oxidações químicas do próprio organismo e sua quantidade total é aproximadamente igual a que se perde pelos pulmões, pele e evacuações.

O equilíbrio entre líquido ingerido e eliminado se mantém em limites estritos. As perdas nas fezes, no suor e no ar expirado são obrigatórios e, portanto, a quantidade liberada não depende da absorvida. Tal não se verifica com a urina. A menos que algum fator estranho interfira, a sua eliminação está ligada à ingestão e eliminação por outras vias.

Explicação:

Perguntas interessantes