explica a lenda do boi voador?
Soluções para a tarefa
Conta-se que certa vez em Recife, lá nos idos do século XVII,época em que o nordeste brasileiro estava sob dominação holandesa, o então governador geral da região, o holandês Maurício de Nassau, fez o boi voar.
Quem viu na época, jurava que era verdade. A história passou por gerações e é contada até hoje lá pelas bandas nordestinas.
Mas atenção! Qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência…. vamos a história:
O ano era 1641. Maurício de Nassau sentiu a necessidade de construir uma ponte ligando a cidade Maurícia até Recife. E assim começa a planejar essa construção. Contrata um empreendedor local para dar início a construção e anuncia ao povo a realização desta obra… Acontece que no meio da obra, o dinheiro destinado a mesma se esgotou, talvez o planejamento não tenha sido tão bem feito assim.
O governador da Nova Holanda, como a região do nordeste invadida pela Holanda era conhecida, começou a enfrentar os deboches e a ironia do povo e de seus opositores. Muitos falavam que aquela obra iniciada jamais seria terminada. Nassau então tem a ideia de contrair um empréstimo para concluir a construção da ponte. Era a única solução, pois dinheiro ele não tinha mais.
Problema resolvido: empréstimo tomado e obra concluída. Restava uma questão: saldar a dívida… e Maurício de Nassau teve uma ideia brilhante para isso…
No dia 28 de fevereiro de 1644, Nassau manda informar em toda a cidade que a tão esperada ponte vai ser inaugurada naquela data. O governante prepara uma festa para a inauguração da obra. E anuncia que naquele mesmo dia, do outro lado da ponte, um boi manso voaria pelo céu de Recife…
Você sabe como é né? Ninguém nunca viu um boi voar… nem eu, nem você, nem o povo de Recife da época… então estavam todos loucos para tirar a dúvida e ver se era verdade mesmo que a capital pernambucana tinha um boi voador..
Só tinha um detalhe. Nassau falou que o boi voaria do outro lado da ponte… e para deixar as pessoas atravessarem a ponte, o governador estava cobrando uma determinada quantia para isso – para muitos este foi o primeiro pedágio do Brasil. O povo comprou a ideia e pagou o “pedágio” para ver o boi voar. Nassau arrecadou uma boa verba e conseguiu quitar o empréstimo com esse novo imposto.
E afinal de contas, o boi voou?
Bom… Nassau se saiu bem em mais esse desafio… ele falou com o povo que o boi voaria do alto de um prédio para outro. Mandou que matassem um boi e que retirassem tudo de dentro dele e o enchessem com ervas secas e escondeu esse boi no alto de um dos prédios… após isso ele tomou emprestado um boi manso (vivo, diga-se de passagem), mostrou-o ao povo, e depois escondeu ele no alto do mesmo prédio que o primeiro, de onde tirou o boi morto e colocou-o em cordas que o sustentaram e o fez voar de um prédio para o outro…. o povo olhou aquilo tudo admirado e aplaudiu o espetáculo boquiaberto.
Todos saíram satisfeitos. A cidade ganhou uma ponte, Nassau ficou bem avaliado com o povo e a galera viu um boi voar de verdade…
E assim conta a história do boi voador… e quem viu na época, jurava que era verdade.
A lenda do boi voador trata-se de um fato verossímil ocorrido no Brasil Holandês, e que foi uma estratégia de marketing do então governante Maurício de Nassau numa inauguração de uma ponte e também como brincadeira em incentivo ao pagamento de pedágios.
Desse modo, em 1644 na abertura da Ponte Maurício de Nassau que substituía uma construção antiga, os moradores da cidade foram atraídos para o evento onde um boi iria circular pelos céus.
Conta-se que o animal era de verdade, e que estava amarrado em cordas para flutuar sobre a multidão. Existem também muitas lendas sobre o que teria ocorrido com o boi depois do fato, mas provavelmente o boi teria sido solto.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/1829864
Bons estudos!