Explica a difusão da osmose
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A difusão é a modalidade de transporte passivo, na qual o soluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotônicas) em termos de concentração de solutos.
Respondido por
0
DIFUSÃO
A difusão é o movimento de partículas (moléculas ou íons) de uma região para outra.
Os íons deslocam-se de onde estão mais concentrados para onde estão menos concentrados (A), até ocorrer o equilíbrio (B)
Este movimento ocorre porque as partículas são dotadas de energia cinética e tendem sempre a se movimentar.
OSMOSE
A osmose é a difusão da água através de uma membrana semipermeável (M.S.P.). É um fenômeno físico-químico que ocorre quando duas soluções aquosas de concentrações diferentes entram em contato através de uma membrana semipermeável. Existem muitos tipos dessas membranas, exemplos: Papel celofane, bexiga animal, paredes de células, porcelana, cenoura sem o miolo (oca).
A difusão de líquido para outro por meio de membranas foi observada pela primeira vez em 1748, pelo padre francês Jean Antoine Nollet.
Os seres vivos depararam-se com a osmose desde sua origem, uma vez que tudo indica que eles surgiram em meio aquoso como sistemas isolados do ambiente por uma membrana semipermeável. Durante o processo evolutivo os seres vivos desenvolveram não só maneiras de evitar problemas causados pela osmose (inchação ou dessecamento), como também processos que aproveitam a dinâmica osmótica nos fenômenos biológicos.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás