Química, perguntado por juliocezardesouzabrg, 8 meses atrás

experimentalmente observa-se q o aquecimento direto do álcool puritano produz o éter esperado. Com a adição do ácido sulfúrico ao álcool etílico antes do esquecimento, ocorre a formação rápida do éter etílico. Qual o papel desempenhado pelo ácido sulfúrico na reação, q faz com q o processo ocorra rapidamente

Soluções para a tarefa

Respondido por rwalison85
1

Resposta:

Éter etílico

A alternativa correta é letra C.

Explicação:

Espero ter ajudado bons estudos^_^

Respondido por nathanpvieira
1

Resposta:

Éter Etílico

Explicação:

Os éteres podem ser caracterizados pela presença do átomo de oxigênio ligado a dois grupos orgânicos, o éter etílico faz parte desta classe de compostos e possui outras denominações como: éter sulfúrico, éter dietílico ou etoxietano. Fórmula molecular C4H10O e fórmula estrutural CH3CH2-O-CH2CH3.  É um líquido incolor, de cheiro característico que foi descoberto por Valerius Cordus, no século XVI. Este cientista realizava experimentos e ao submeter o álcool etílico à ação do ácido sulfúrico, percebeu o aparecimento da nova substância. Veja o processo de obtenção usado até nos dias atuais:

- aquecimento da mistura de álcool etílico com ácido sulfúrico até 140ºC, essa mistura é concentrada na proporção de 5:9, ou seja, a concentração de ácido sulfúrico na mistura é bem maior que de álcool etílico, daí o porquê da denominação de éter sulfúrico.O éter etílico possui como propriedade característica a extrema volatilidade. A periculosidade do éter etílico é explicada por seus vapores, estes são mais densos que o ar e se o recipiente que o contém estiver aberto, os vapores se acumulam em pisos e mesas, e a aproximação de uma chama, por exemplo, gera uma explosão. Os produtos da combustão de éter etílico são água e gás carbônico.

A indústria utiliza éter etílico como solvente de resinas e óleos, como também no preparo de pólvora e seda artificial. Na medicina esse composto é usado como anestésico local, mas possui desvantagens de afetar a pressão arterial e irritar o trato respiratório, além do risco de provocar incêndios.

A comercialização de éter é fiscalizada, esse composto é usado para sintetizar a cocaína e também, como já foi dito, apresenta riscos de utilização.

Perguntas interessantes