Experiência pode ser de amor ou ódio
“O computador se tornou um grande companheiro. Ele ajuda a orientar, informar e formar. Assim, a pessoa não fica alheia ao mundo e aos acontecimentos.” Com essas palavras, Antonia Cunha, professora aposentada de língua portuguesa e literatura da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), resume sua experiência. Aos 74 anos, ela acessa diariamente a internet, lê e responde e-mails, procura sites sobre literatura e artes, conversa com amigos novos e antigos e orienta ex-alunos. Em alguns dias, passa as noites navegando e escrevendo. “A possibilidade de manter um contato mais fácil e rápido com familiares e amigos que estão distantes é mágica. Aproxima as pessoas e os companheiros de ideais.”
Para ela, a inserção no mundo digital apareceu como necessidade de se manter atualizada, de compreender as novas linguagens. “Não é uma questão de gostar ou não, mas da tecnologia estar tão inserida e presente no mundo que você precisa aprender a usá-la. É uma necessidade para estar acompanhando o que acontece hoje”, diz. “Ninguém quer deixar de estar em ação, de acompanhar as coisas. Comigo, o processo foi encantador. Fico horas e horas e não sinto passar o tempo.”
Depois de comprar o computador, Antonia fez um curso de um ano de informática para a terceira idade. Formada, passou a fazer sozinha suas experiências, mas ainda hoje tem um professor particular que vai até sua casa a cada 15 dias para tirar dúvidas. “No começo, dá medo do computador. Mas com o tempo você adquire confiança e tudo fica fácil.”
No entanto, nem todas as experiências com computador depois da aposentadoria são tão fáceis como a de Antonia. Para a dona de casa Aparecida Nunes Cintra, de 72 anos, computadores são um universo distante e complexo demais. “Meus filhos me pressionaram para aprender, mas eu não entendia o porquê. Nunca tive vontade”, conta. “Mesmo assim, falaram tanto que comecei a aprender e a mexer. Mas foi demais pra mim. Era tudo muito difícil, muito rápido, confuso.” Ela conta que terminou o curso, mas nunca mais ligou o computador. “Não gostei, prefiro ficar de fora.” (AE)
O texto mostra a experiência de inserção no mundo digital de duas pessoas da terceira idade. De acordo com o texto, essa inserção foi exitosa
a) para as duas senhoras. b) exitosa apenas para a professora aposentada. c) doar de casa. d) para nenhuma das duas senhoras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Acho que (B)
Explicação:
Espero tem ajudando
Respondido por
0
bom o mais certo é a letra b
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás