Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências europeias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente. Que setores da sociedade estavam interessados na expansão marítima? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
A expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; e à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.
marcar como melhor resposta porfavor, espero ter ajudado :)
A expansão marítima era de grande interesse da coroa portuguesa, igreja Católica e da nobreza, pois ao descobrirem e ocupar novos territórios poderiam ser exploradas riquezas, o que aumentaria a receita dos cofres da coroa e também da nobreza.
Além disso, para a igreja era a oportunidade de expandir a sua influência conseguindo novos seguidores para a religião católica que passava por uma crise por causa da reforma protestante.
O Pioneirismo de Portugal:
Portugal foi o país que mais conseguiu obter sucesso primeiro, sendo uma explicação para esse pioneirismo português nas grandes navegações explicado, por diversas razões:
- A posição geográfica favorável com saída para o mar, o que facilitava o processo de construção e navegação de barcos.
- O desenvolvimento científico e tecnológico através do contato com os Árabes que viveram na região e dominavam a navegação e o comércio.
- Portugal teve uma precoce centralização política e formação do Estado Nacional Português, isso permitiu que o país diferentemente de outras nações europeias não estivesse envolvido em nenhum conflito, e isso permitiu a Portugal ter recurso disponível para explorar o mundo, através das grandes navegações.
Leia mais sobre o Pioneirismo Português em: brainly.com.br/tarefa/14192464
#SPJ2