Biologia, perguntado por gabipagni16, 5 meses atrás

Existem vários tipos de alimentos que são capazes de causar doenças em nosso organismo, dentre elas, destacam-se as alergias, as infecções e o câncer. Contudo, o nosso sistema imune inata e adaptativo são capazes de promover a eliminação de antígenos e o reestabelecimento da homeostasia. Com base nos mecanismos celulares e humorais efetores envolvidos na eliminação de antígenos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Os linfócitos TCD4+ possuem função citotóxica para tumores. Eles são ativados pelas células apresentadoras de antígenos que expressam MHC classe I. II. As células B que expressam MHC classe II são ativadas por linfócitos TCD8+ e passam a produzir IgE, que auxiliam os macrófagos no combate de alérgenos. III. O linfócito TCD8+/Th2 é responsável pela produção da citocina IL-4, ela ativa a destruição dos macrófagos contendo vírus em suas vesículas exocíticas. IV. As células Natural Killer são linfócitos que atuam na imunidade inata, elas liberam enzimas líticas que destroem células metastáticas ou partículas virais. V. A via clássica do sistema complemento é ativada por IgM/IgG, estimulando a deposição do complexo de ataque a membrana nas células contaminadas

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielbtsoz836c
8

Resposta:

alternativa 4 e 5.

Explicação:

Respondido por analauraecoli
0

Em relação ao sistema imunológico inato e adaptativo as alternativas corretas são: IV e V.

Para compreender essas informações precisamos estudar o sistema imunológico humano. Imunologia é uma área da ciência que estuda o combate do organismo contra infecção. O sistema imunológico pode desenvolver dois tipos de respostas, o que conhecemos como resposta imunológica inata e resposta imunológica adaptativa.

A resposta imunológica inata é caracterizada por não ser uma resposta específica e apesar de estar sempre disponível para combater diversos tipos de patógenos, não conduz a uma imunidade duradoura. Algumas vezes os mecanismos utilizados pela imunidade inata para combater as infecções não são suficientes para resultar no fim da infecção e dessa forma os mecanismos da resposta imunológica adaptativa começam a ser ativados.

A imunidade adaptativa é caracterizada por apresentar especificidade contra patógenos e pode resultar em memória imunológica. De forma geral vírus, bactérias, fungos e protozoários são denominados comumente de patógenos. Apesar de didaticamente as respostas imunológicas estarem divididas, biologicamente atuam em conjunto.

Sabendo disso, vamos entender agora os principais componentes e mecanismos das respostas imunológicas inata e adaptativa.

Sistema imunológica inato

Função: Defesa não específica contra microorganismos, não gera memória, é rápida e é a primeira linha de defesa do organismo. Composto por barreiras físicas, químicas e biológicas, células especializadas e moléculas solúveis.

Barreiras físicas: pele, saliva, muco, lágrimas e pelo.

Componentes:

  • Macrófagos: São chamados de monócitos quando estão circulantes, são fagócitos muito eficientes;
  • Neutrófilos: Fagócito com importante papel na fase aguda da inflamação, primeiras células a migrar para os vasos durante a inflamação;
  • Células dendríticas: Especializadas na captura e apresentação de antígenos para os linfócitos;
  • Células Natural Killer – NK: Fazem a lise de células infectadas por vírus, bactérias e protozoários, bem como células tumorais;
  • Mastócitos: Granulócito com importante papel na resposta inflamatória aguda;
  • Basófilos: Granulócito com importante papel nas reações de hipersensibilidade imediata;
  • Eosinófilos: Granulócitos com importante ação antiparasitária (helmintos).

Sistema complemento: Constituído por uma família de mais de 20 glicoproteínas plasmáticas. Ao longo da ativação do sistema complemento ocorre a produção de diversos mediadores que modificam a permeabilidade vascular e contribuem para o desenvolvimento da resposta inflamatória. Ao final das vias de ativação ocorre formação do complexo de ataque à membrana, que promove a lise osmótica da célula-alvo e favorece a eliminação do agente infeccioso. O sistema complemento pode ser ativado por três vias: clássica, alternativa e via das lectinas ligadoras de manose (MBL).

Sistema imunológico adaptativo

Função: É uma resposta específica, pode gerar memória imunológica, tem especialização de resposta, é autolimitação e permite a tolerância a componentes do próprio organismo.

Componentes:

  • Linfócito T CD4+ (Helper): Ativação dos macrófagos e ativação dos linfócitos T e B;
  • Linfócito T CD8+ (Citotóxico): Destruição da célula infectada;
  • Linfócito B: Neutralização do microrganismo, estímulo da fagocitose e ativação do sistema complemento.

Complexo de histocompatibilidade principal humano (MHC)

Composto por um conjunto de genes polimórficos, denominados complexo HLA (human leukocyte antigen). O MHC é tradicionalmente dividido em classes I, II e III. Os genes de classes I e II estão envolvidos na apresentação de antígenos proteicos para os linfócitos T. Os genes de classe I estão presentes na superfície de todas as células nucleadas. Os genes de classe II são encontrados basicamente em macrófagos, células dendríticas e linfócitos B.

Imunoglobulinas

Glico-Proteínas de conformação globular. As principais classes de imunoglobulinas (Ig) são:

  • IgE: Primeira Ig a ser produzida. Tem como função: Ativação do sistema complemento, neutralização e aglutinação;
  • IgG: Maior concentração no sangue. Tem como função: Ativação do sistema complemento, neutralização e opsonização;
  • IgA: Presente nas secreções. Função: Neutralização e aglutinação;
  • IgE: Envolvido em processos alérgicos. Função: resposta anti-parasitária.

Levando em consideração todas as informações acima, apenas as alternativas IV e V estão corretas.

Para saber mais sobre o sistema imunológico acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4819892

#SPJ2

Perguntas interessantes