Existem vários métodos avaliativos de IHC. Um deles tem a função de avaliar a facilidade de aprendizado de um sistema de informação, direcionando a inspeção da interface a partir das tarefas do usuário. A respeito da definição exposta, pode-se dizer que estamos nos referindo ao método avaliativo:
A) Percurso Heurístico.
B) Heurística Cognitiva.
C) Percurso Heurístico.
D) Síntese Heurística.
E) Percurso Cognitivo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Correta
Percurso Cognitivo.
Explicação:
Feedback da resposta:
Um método de inspeção realizado por especialistas, sem a participação de usuários, é conhecido em inglês como Cognitive Walkthrough. O termo walkthrough é utilizado em outros contextos na informática. Significa “percorrer um caminho”, normalmente executando uma inspeção ou verificação (SOUZA, 2011, on-line). O Método de Percurso Cognitivo (mPC) foi proposto em 1994 por Wharton, Riemann, Lewis e Polson. É contemporâneo do método de Avaliação Heurística (mAH). Porém, ao contrário do mAH, o mPC é baseado no conhecimento teórico.
Fonte: SOUZA, C. S. de. INF1403 – Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough). PUC-Rio, 13 abr. 2011. Disponível em: <http://www.inf.puc-rio.br/~inf1403/docs/clarisse2011_1/Aula12-ProfClarisse.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Sobre os métodos avaliativos de IHC, a definição exposta refere-se ao método denominado: Alternativa e) Percurso Cognitivo.
O Percurso Cognitivo é um método de inspeção de usabilidade que se concentra em avaliar a facilidade de aprendizagem em um design, basicamente pela exploração.
Foi criado por Wharton, Riemann, Lewis e Polson em 1994 baseado no conhecimento teórico; sendo motivado pela observação de que muitos usuários preferem aprender software com base na exploração de suas possibilidades.
Essa técnica é ótima para o desenvolvimento inicial, pois pode ser aplicada apenas com uma especificação do sistema como ponto de partida.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/29071465