Existem varias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta de atividades físicas e de uma alimentaçao saudável. algumas atividade do atual modo de vida das pessoas favorecem o sedentarismo.cite dois exemplos comportamentais que contribuem para uma vida sedentária;
Soluções para a tarefa
O sedentarismo é a falta ou ausência de atividades físicas no dia a dia, resultando em um gasto calórico reduzido. Por exemplo, passar o dia sentada ou ir em um local próximo de carro.
Você sabia que uma pessoa sedentária é considerada quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas.
O indivíduo ativo deve gastar no mínimo 300 calorias por dia.
O sedentarismo possui alta incidência na população, sendo considerado um problema de saúde pública.
Acredita-se que 46% da população brasileira seja sedentária. Ainda, estima-se que o sedentarismo esteja relacionado com quase 14% das mortes no Brasil.
Entretanto, o desenvolvimento de doenças crônicas e de doenças cardiovasculares aumenta. É fundamental cuidar da saúde e bem estar e isso não é tão difícil quanto parece. Uma simples prática de atividade física pode melhorar a qualidade de vida.
Causas e consequências
Existem várias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável.
Algumas atividades do atual modo de vida das pessoas favorecem o sedentarismo, por exemplo:
Muitas pessoas perdem o costume de se movimentar para ir até uma padaria ou mercearia próximo de sua casa, com isso fazem o uso de carro em pequenos trajetos.
Além disso, o consumo excessivo de alimentos industrializados, horas na frente da televisão ou computador e uma rotina repleta de atividades causam o sentimento de preguiça no indivíduo.
Por isso, muitas vezes ele faz escolhas como utilizar a escada rolante ao invés da normal, entre outros.
Como toda causa há uma consequência, aqui não seria diferente. O sedentarismo não é bom para a saúde e causa perda de força física e atrofia os músculos. Uma das saídas é começar a praticar atividade física.
Além de melhorar a parte muscular e diminuir o acúmulo de gordura, evita o surgimento de diabetes tipo 2, hipertensão arterial e infarto do miocárdio.