Existem várias causas ginecológicas relacionadas à infertilidade afetando os mecanismos de reprodução humana. O quadro abaixo ilustra alguns aspectos relacionados com esse assunto. Analise-o. Considerando o
Soluções para a tarefa
Resposta:
Infertilidade masculina -
Causas: o homem pode nascer estéril ou se tornar infértil ao longo da vida, por meio de traumas ou infecções.
Tratamentos: Caso o homem tenha nascido estéril ou perdido a fertilidade, não há tratamento, porém, caso ele tenha uma taxa de fertilidade baixa, existem tratamentos que aumentam a produção de espermatozoides e cirurgias possíveis para a captura dos mesmos.
Infertilidade feminina-
Causas: assim como o homem, a mulher pode nascer estéril, ou desenvolver problemas nos ovários ou útero que causem infertilidade ao longo da vida, como infecções ou mal-formações congênitas.
Tratamentos:
- Fecundação assistida: exige acompanhamento médico, onde o casal é orientado pelo doutor a tomar certas medicações e indicados a quando copular para aumentar as chances de fecundação.
- Fecundação artificial: nesse tratamento, os espermatozoides são introduzidos no útero da mulher pelo médico em clínicas especializadas.
- Fecundação in vitro: os ovários da mulher são estimulados através de medicação e os óvulos são colhidos através de punção, o homem também deve colher o esperma, o tratamento ocorre com os espermatozoides tratados sendo juntados com os óvulos para a fertilização, depois de fecundados, os óvulos são considerados pré-embriões e são introduzidos de volta no útero.
- Ovodoação e doação de esperma: quando o homem ou a mulher não produzem mais espermatozoides ou óvulos, clínicas especializadas oferecem esperma e óvulos doados, os doadores são anônimos e existe um sigilo legal sobre suas identidades. A ovodoação exige fertilização in vitro, já a doação de esperma pode ser feita por fecundação artificial.
Explicação: