Português, perguntado por Juliagachawolf, 9 meses atrás

Existem três tipos de cartum,quais são e explique cada um deles. Alguém pode me ajudar por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por vinizinho8
3

O cartum é um desenho humorístico, animado ou não, que tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade.

O nome cartum tem origem britânica e foi usado pela primeira vez nesse contexto no ano de 1840, quando a revista Punch publicou charges que imitava os estudos para os afrescos do Palácio de Westminster, adequados para ironizar os acontecimentos da política contemporânea.

Esse costume começou em 1843, momento que a Punch usou o termo cartum para se referir aos desenhos satíricos de John Leech - caricaturista e ilustrador inglês. O significado da palavra cartum é “estudo” ou “esboço”.

O cartum é considerado um modo de comédia e até hoje conserva o seu espaço na imprensa escrita atual. No contexto moderno, o cartum se mostra como uma obra de arte frequentemente utilizada com intenção de humor.

O cartum e as charges são "gags visuais" – qualquer coisa que comunique seu humor visualmente – todavia, a charge ironiza acontecimentos da atualidade.  

Características do cartum

Veja as principais características desse gênero jornalístico:

• Gênero textual constituído de linguagem não verbal;

• Sátira;

• Humor;

• Ironia;

• Cômico;

• Flexibilidade;

• Associação da linguagem verbal ao desenho expressivo;

• Imagens atemporais;

• Entrelaça palavras, imagens e sentido.

Nas artes plásticas, esse gênero é visto como uma peça estética gráfica. Já no jornalismo essa peça é usada para contribuir com a informação, que assim como um texto editorial, expressa a opinião do veículo que propaga a informação. Esse gênero textual é formado por uma linguagem não verbal.

Mesmo usando uma estética gráfica, esse gênero também usa a linguística ao associar o desenho com a escrita. Na imprensa, também é posto um subgênero, que é o cartum a respeito da atualidade, que se apropria, além da filosofia sócio-política, da estética gráfica.

Na rotina jornalística, o cartum mostra para o leitor referências de mundo parecidas com as dele. O cartum é baseado em crítica cultural e ética, mostrando os personagens alvo, exibindo suas características, singularidades, posições sociais e políticas.

Perguntas interessantes