Existem três poderes fundamentando o Brasil e foi Montesquieu (1689-1755) que defendeu a ideia de separar as atribuições do poder em três funções: Legislativa, Executiva e Judiciária.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.
A partir da leitura do texto e das discussões em aula, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Ao Poder Executivo cabe aplicar e revisar as normas jurídicas para garantir os direitos a todos.
II. A elaboração das leis, que regulam a vida em sociedade, é atribuição do Poder Legislativo.
III. O Poder Executivo atua na administração dos interesses públicos e executa projetos voltados para melhorar a vida das pessoas.
IV. Ao Poder Judiciário, representado pelo chefe de Estado, cabe a responsabilidade de garantir a justiça e a ordem entre os poderes.
As proposições I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V, F.
Alternativa 2:
F, V, V, F.
Alternativa 3:
F, V, V, V.
Alternativa 4:
V, V, F, V.
Alternativa 5:
V, V, V, F.
ajudaaa
Soluções para a tarefa
Resposta:
FVVF
Explicação:
I- F o poder executiva atua na administração pública executando projetos para melhorar a vida da população.
II- V Cabe ao legislativo a tarefa de elaborar leis que regem a sociedade.
III- V é função do poder executivo atua na administração dos bens e serviços públicos que são de interesse da população.
IV- F o chefes de estado e de governo é representado pelo poder executivo no presidencialismo.
Sobre a teoria dos três poderes fundamentada por Montesquieu, a avaliação correta das afirmativas se encontra na Alternativa 2: F, V, V, F.
Inspirado pelo movimento Iluminista que ocorreu no século XVIII, o filósofo, escritor e político iluminista francês Charles de Montesquieu, Charles-Louis de Secondat, ou simplesmente Montesquieu 1689 – 1755, aborda em seu livro O Espírito das Leis, uma proposta de reformulação da organização política, por meio da teoria dos três poderes.
Na obra, o filósofo propõe uma divisão tripartite (em três partes), que se apresentaria como uma solução a instabilidade política do regime absolutista.
Seriam então:
- Poder Executivo
- Poder Legislativo
- Poder Judiciário
Que viriam a equilibrar o poder, de forma que este não mais estivesse concentrado em apenas uma pessoa ou instituição. Em outras palavras, cada poder desta divisão tripartite teria autonomia e algum nível de intervenção entre si.
Aprenda mais sobre a Teoria dos três poderes:
https://brainly.com.br/tarefa/35407989
Bons estudos!