Existem três explicações para a evolução do Homo erectus em Homo sapiens. Entretanto, apenas uma delas não é descartada por dados conhecidos moleculares, fósseis e morfológicos, a teoria para Fora da África que é a única aceita atualmente. Agora vamos fazer um exercício de imaginação. Cite e explique quais evidências seriam esperadas (moleculares, fósseis e morfológicas) se a evolução humana tivesse ocorrido pela explicação do candelabro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A presença de fósseis intermediários na Europa, fluxo gênico regional com baixos níveis de diversidade gênica e a manutenção de caracteres anatômicos ao longo do tempo.
Explicação:
A teoria do candelabro ou modelo da multiregionalidade defende a ideia de que o Homo erectus evoluiu independentemente na Europa, na África e na Ásia, sem fluxo gênico entre essas regiões. Algumas evidências moleculares, fósseis e morfológicas teriam ocorrido se a evolução humana fosse explicada teoria do candelabro?
Segundo essa teoria, haveriam fósseis intermediários na Europa entre os humanos arcaicos e modernos.
Evidências moleculares estariam associadas a um fluxo gênico regional com baixos níveis de diversidade gênica bem como a presença do cromossomo Y divergentes ao longo dos continentes.
Além disso, o homem teria evoluído anatomicamente em todas as regiões e os caracteres teriam se mantido por um período de tempo muito longo.