Geografia, perguntado por samarasouza2016, 1 ano atrás

Existem telhados para neve do brasil


joaovitor2017dd: samra decha eu ver vc e do 6 ano tem amigos na sua turma que se chamam aquile e a professora de geo. e hist. se chama ludinha e ela e chata
joaovitor2017dd: + ou -
joaovitor2017dd: nao sei se ela e chata nao

Soluções para a tarefa

Respondido por Suiane1231
3
sim.Ao longo dos anos São Joaquim perdeu uma de suas principais características: a influência da arquitetura européia, com casas de telhados altos e inclinados. Além de bonitos e únicos no Brasil, garantiam que uma grande nevada não acumulasse muito em cima da casa e assim, afastasse o risco de desabamento. Grandes nevascas não vieram e aos poucos os padrões tropicais tomaram conta da cidade.

O arquiteto joaquinense Rafel Martorano Salvador, que hoje reside em Blumenau cresceu vendo as novas construções perdendo as características originais da cidade. No texto abaixo ele explica a história e a mudança do padrão ao longo dos anos. Confira:

“Os telhados das antigas casas de São Joaquim normalmente eram bastante inclinados devido aos estilos europeus de construção. Tinham sótãos internamente, às vezes com águas-furtadas –  que são pequenos telhados em uma ou duas águas que se projetam externamente para melhorar as condições de luminosidade e o pé-direito destes sótãos, normalmente usados como dormitórios. Era comum esses telhados serem cobertos por telhas de madeira.

As inclinações dessas coberturas chegavam a cem por cento (em um metro linear horizontal sobe um metro verticalmente). Na Europa existem telhados ainda mais inclinados devido às grandes nevascas, pois escorrem melhor a neve.

Talvez, em São Joaquim esse tipo de telhados esteja desaparecendo devido às menores ocorrências de neve e também por motivos econômicos. No entanto, como identidade do estilo arquitetônico desta fria cidade, esse tipo de cobertura não deveria deixar de existir, inclusive por questões turísticas, pois a paisagem urbana seria muito mais interessante e diferente do resto do Brasil.

Perguntas interessantes