Química, perguntado por corujatrairi, 10 meses atrás

   Existem, no ar que respiramos, os chamados gases inertes. Trazem curiosos nomes gregos de origem duvidosa, que significam “o Novo”, “o Oculto”, “o Inativo”, “o Estrangeiro”. E de fato são de tal modo inertes, tão satisfeitos em sua condição, que não interferem em nenhuma reação química, não se combinam com nenhum outro elemento e justamente por este motivo ficaram sem ser observados durante séculos [...]; chamam-se também, enfim, gases raros, ainda que um deles, [...], o Inativo, esteja presente no ar na respeitável proporção de um por cento: vale dizer, vinte ou trinta vezes mais abundantemente que o anidrido carbônico [CO2], sem o qual não haveria traço de vida neste planeta.
LEVI, Primo. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994. p. 9.
     O texto explora determinada classe de elementos químicos, de acordo com suas propriedades físicas e químicas. Pode-se afirmar que os elementos descritos no texto são

A- Metais cuja a principal é a alta reatividade quando em contato com outros elementos
B- Gases nobres, cuja principal característica é a baixa reatividade quando em contato com outros elementos.
C- ametais, cuja a principal característica reside no fato de serem elementos gasosos à temperatura ambiente.
D- Gases nobres cuja a principal característica é a presença do ar atmosférico em proporção aceitável​

Soluções para a tarefa

Respondido por felipemello49
7

Resposta:

B

Explicação:

O texto fala sobre baixa reatividade desses elementos, característico dos gases nobres (grupo 18), chamados assim por já possuírem seu octeto completo, o que diminui sua reatividade, já que são naturalmente estáveis.

A resposta não poderia ser D pois, como  no próprio texto fala, sua abundância é de aproximadamente 1%, o que é quase nada comparado com N2 (70%) e O2 (29%)

Respondido por victoro12
1

Resposta:

B) gases nobres, cuja principal característica é a baixa reatividade

Perguntas interessantes