História, perguntado por gimariz, 8 meses atrás

existem múltiplas “Idades Médias”?

Soluções para a tarefa

Respondido por flaviaregina213gs
1
Resumo: Análise da obra do medievalista Jacques Le Goff a partir de uma perspectiva pessoal, e de como foi a apreensão de seu conteúdo ao longo de uma carreira acadêmica.

Abstract: Analysis of Jacques Le Goff works from a personal perspective, and how was the seizure of its contents over an academic career.

Palavras-chave: Jacques Le Goff – Marxismo – Escola dos Annales – História Medieval.

Keywords: Jacques Le Goff – Marxism – Annales School – Medieval History.
Meu primeiro contato com Jacques Le Goff (1924-2014) aconteceu quando de meu retorno à universidade brasileira, no início da década de 90 do século XX. Havia abandonado o curso de História, em 1981 (na Universidade Santa Úrsula), para me dedicar integralmente à Música. Perdi a matrícula e, no final da década de 80, decidi retornar. A música se esgotara, perdera um pouco de seu encanto para mim. Ao reingressar no ambiente acadêmico (na Universidade Estácio de Sá), deparei-me com a coleção História, novas abordagens, novos objetos, novos problemas, trilogia por ele organizada (juntamente com Pierre Nora [1931-2012]) e originalmente publicada em 1974.1 Fiquei fascinado com o novo mundo transdisciplinar que se abria para a História (e que ainda, infelizmente, não foi descoberto pelas novas gerações, com dignas e honrosas exceções). Não só a Política, não só a Economia, mas a História conceitual, a Arqueologia, a Literatura, a Arte, o Clima, o Corpo, enfim, o tempo, em todas as suas ricas contradições, diversidades e paradoxos.
Respondido por fernandafelix607
0

Resposta: Não

Explicação:

Na idade média lá no passado não era nascido

Perguntas interessantes