Filosofia, perguntado por ruanthallison57, 4 meses atrás

Existem inúmeras definições de Filosofia, que muitas vezes se contrapõem, por isso a perplexidade que, vez ou outra, atinge o filósofo ao rever suas próprias definições. Qual a explicação que você tem para isso? Releia a página 14 de nosso livro de filosofia e tente encontrar uma resposta para essa questão.

alguém me ajuda​

Soluções para a tarefa

Respondido por iagovinagre1234
5

Explicação:

Sabemos que filosofia é definível de acordo com a visão de cada filósofo(e nem sempre é de fato, o "correto", já que existem várias formas de definir filosofia) e que também definir o que é filosofia já é, por si só, uma questão filosófica.

Filosofia não é um saber, portanto, não constitui uma doutrina. O filosofar é uma atitude que requer constante disponibilidade para a indagação. Filosofia também, não se confunde com ciência, uma vez que as ciências, se especializam e observam "recortes" da atualidade.

Para o filósofo brasileiro Dermeval Saviani, a filosofia se apresenta como uma reflexão radical(onde busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir), rigorosa(argumentativo, onde mantém a coerência de suas diversas partes e evita a ambiguidade), e de conjunto(a qual examina os problemas relacionados à diversos aspectos entre si).


ruanthallison57: muito obrigado
ruanthallison57: mesmo
iagovinagre1234: Dnd!!
Respondido por elm2022
0

A filosofia se caracteriza pela liberdade de expressar os pensamentos, mas partindo de premissas lógicas. Tal liberdade é o que difine a filosofia e o debate de ideias promove o pensamento crítico.

Definições de filosofia

Diferente das ciências naturais, as humanidades, aqui inclusa a filosofia, não usa métodos de testes em ambientes controlados de laboratório. As únicas premissas que a filosofia usa é a do pensamento lógico.

Deste modo, os filósofos possuem mais liberdade para desenvolver as suas ideias e conceitos e muitos deles podem ser opostos em relação aos conceitos de outros pensadores.

Entretanto, é esse debate de ideias o que define a filosofia e o pensamento livre da razão. O embate de argumentos ajuda o filósofo a refinar suas ideias e a chegar a um pensamento mais sofisticado sobre a realidade e sobre os desafios que ele enfrenta.

Assim, o que inicialmente pode parecer confusão é, na realidade, a força motriz do pensamento filosófico, pois é esse embate de ideias divergentes que faz com que o filósofo desenvolva sua inteligência e o seu pensamento crítico.

Quer saber mais sobre definições de filosofia? Veja aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/1925800

#SPJ2

Perguntas interessantes