Existem evidências de que as células eucarióticas teriam evoluído a partir de uma simbiose (organismos que se auxiliam mutuamente), ou seja, bactérias primitivas teriam sido fagocitadas por uma célula eucariótica ancestral e ambas teriam vivido bem como colaboradoras.
Com base nessas informações, faça um texto resumindo como, supostamente, as células eucarióticas animais e vegetais teriam surgido.
No texto, as seguintes palavras-chave deverão aparecer: unicelular, parede celular, oxigênio na atmosfera, procariótica heterotrófica e anaeróbica, bactérias fotossintéticas, endobiose, mitocôndrias, cloroplastos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Uma célula procariótica heterotrófica e anaeróbica já com o sistema DNA-RNA-proteína funcionando, teria perdido a parede celular. Aos poucos, essa célula aumentou de tamanho e apresentou invaginações na membrana plasmática. Sugere-se que, nessas reentrâncias, acumularam-se enzimas digestivas que permitiram melhor digestão das partículas de alimento. Então, algumas invaginações desprenderam-se da membrana, formando vesículas membranosas que deram origem ao sistema lisossômico e às vesículas precursoras do retículo endoplasmático, e levaram para a parte profunda da célula o DNA que estava preso a membrana plasmática. Com o aparecimento de oxigênio na atmosfera devido às bactérias fotossintéticas, surgiram os peroxisomas.
À medida que a concentração de oxigênio foi lentamente aumentando na atmosfera, as células que incorporaram procariotos aeróbios predominaram, por seleção natural, por duas razões: a respiração aeróbica é muito mais eficiente e gasta oxigênio, diminuindo a formação intracelular de radicais livres contendo oxigênio. A endobiose de procariotos aeróbicos deu origem às mitocôndrias, organelas que apresentam duas membranas: a interna da bactéria (precursora) e a externa, originada a partir da célula eucariota que estava em formação.
É bem provável que os cloroplastos originaram-se de maneira semelhante, por meio da endossimbiose, mas a partir de bactérias fotossintéticas. Provavelmente, os cloroplastos originaram-se de forma parecida, mas de bactérias fotossintéticas. Ao longo da evolução, ocorreu a transferência de parte do genoma das mitocôndrias e dos cloroplastos para os núcleos celulares. Acredita-se que a endossimbiose das mitocôndrias tenha ocorrido anteriormente à que originou os cloroplastos.
Existem várias teorias que explicam a origem das células eucarióticas, o mais aceito indica que foi produzido por endossimbiose entre vários organismos procarióticos, onde o principal ancestral proto-eucariótico é do tipo arqueano e as mitocôndrias e cloroplastos são de origem bacteriana.
Origem das células eucarióticas animais e vegetais
De acordo com as teorias, os primeiros seres vivos eram unicelulares, procariontes, anaeróbios e formadas por uma estrutura simples; e pela endossimbiose desses organismos ancestrais (bactérias e vírus), surgiram os seres eucariotos.
Esses seres sofreram invaginações da membrana citoplasmática, o que originou os compartimentos internos que formaram as organelas como: carioteca, mitocôndrias, núcleo, cloroplastos e parede celular.
Entenda mais sobre a origem das células em: https://brainly.com.br/tarefa/33704394