Existem duas formas de aquisição da nacionalidade: a originária, que possui como critérios (1) jus soli e (2) jus sanguinis, e a secundária, que se refere às hipóteses de naturalização (3) ordinária e (4) extraordinária.
Além disso, a CF/88 elenca ainda a figura da (5) quase nacionalidade.
A partir disso, relacione os critérios e hipóteses de naturalização, além da quase nacionalidade, às normas constitucionais que os preveem.
Relacione os tipos de desapropriação acima com as definições apresentadas e, a seguir, marque a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
( ) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
( ) Os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.
( ) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
( ) Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos na Constituição.
( ) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
( ) Os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigida aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
Escolha uma:
a. 3, 2, 4, 5, 3, 1.
b. 4, 5, 3, 2, 1, 1.
c. 5, 3, 1, 4, 2, 2.
d. 1, 5, 2, 4, 1, 3.
e. 1, 4, 2, 5, 2, 3. <<<<<<CORRIGIDA PELO AVA>>>>>
Resposta:
e.
Explicação:
e. 1, 4, 2, 5, 2, 3. <<<<<<CORRIGIDA PELO AVA>>>>>