Química, perguntado por venilzagomes, 11 meses atrás

Existem dois possíveis mecanismos para a reação de substituição nucleofílica, um caminho em que o nucleófilo ataca o carbono eletrofílico, expulsando o grupo de saída em uma única etapa e outro caminho em que o grupo de saída abandona o substrato, levando à formação de uma espécie com carga positiva no carbono (o carbocátion), o qual é atacado pelo nucleófilo. Sobre os possíveis mecanismos para uma reação de substituição nucleofílica, analise as seguintes sentenças:

I- O mecanismo que ocorre em uma única etapa é dito SN1, pois é uma reação de substituição nucleofílica bimolecular, onde a velocidade de reação depende dos dois reagentes (substrato e nucleófilo), sendo a equação da velocidade dada por v = k x [substrato] x [Nu].

II- O outro mecanismo pelo qual uma reação de substituição nucleofílica pode ocorrer é a SN2, neste caso, a reação é unimolecular, ou seja, a velocidade da reação depende unicamente da concentração de uma molécula, o substrato eletrofílico.

III- No mecanismo SN2, a reação ocorre sem a formação de um intermediário, apresentando um estado de transição controlado pela velocidade da reação.

IV- No mecanismo SN1, a reação envolve duas etapas, a formação do intermediário carbocátion e o ataque do nucleófilo nesta espécie.



Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

Alternativas:

a)
Somente a afirmativa III está correta.

b)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.

c)
Somente as afirmativas II e III estão corretas.

d)
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

e)
Somente a afirmativa IV está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
2

Somente as afirmativas III e IV estão corretas.  Letra D.

Para a reação de substituição nucleofílica podem ocorrer dois possíveis mecanismos, em que um ataca o carbono eletrofílico e expulsa o grupo de saída em uma única etapa e o outro em que o grupo de saída abandona o substrato, levando à formação de uma espécie com carga positiva.

Em que temos que no mecanismo SN2 ocorre uma reação sem a formação de um intermediário e no mecanismo SN1 envolve duas etapas e a formação do intermediário carbocátion.

Bons estudos!

Perguntas interessantes