Existem dois modelos que se enfrentam na conceptualização da cidadania. No primeiro, o papel do cidadão é visto de forma individual e instrumental, os indivíduos são pessoas privadas, externas ao Estado. No segundo, prevalece uma concepção comunitarista, que define a participação no governo como essência da liberdade, como componente essencial da cidadania. Esses dois modelos podem ser respectivamente nomeados como:
a)nacionalista e populista.
b)supranacional e nacional.
c)discursivo e deliberativo.
d)individualista e comunitário
e)liberal e republicano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Modelo Liberal e Republicano
Explicação:
Liberal - considera a cidadania, um conceito associado a liberdades civis, ou seja, os cidadãos são sujeitos dotados de direitos e liberdades civis, limitadas apenas pela responsabilidade social. Sendo assim, os sujeitos são vistos de forma individual, externas ao estado.
republicano - possui uma visão mais regulamentadora e conservadora. E entende que a cidadania é um conceito que envolve responsabilidade e fiscalização, sendo assim existem direitos individuais, mas também a participação do governo.
O modelo liberal e o republicano são as duas concepções que se enfrentam na conceitualização da cidadania. Alternativa E.
No liberalismo defendido especialmente por John Locke, o homem deve ter como direito máximo, a sua liberdade, e desse modo, intervenções estatais devem ser as mínimas possíveis de modo a não corromper a individualidade humana, e seu livre-arbítrio sobre suas atitudes e vontades.
Já o modelo republicano, preza essencialmente pela coletividade, onde os interesses individuais não devem sobrepor os coletivos, e para garantir que isso ocorra, de forma democrática os cidadãos escolhem seus representantes que devem ter como dever estabelecer as benesses ao nível social.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/415269
Bons estudos!