Existem diversos tipos de sistemas de informação indicados para diferentes categorias de problemas e níveis organizacionais. Cite os sistemas de acordo com o nível organizacional e sua relação com as áreas funcionais.
Soluções para a tarefa
Dentre os sistemas de informação podemos citar:
Os sistemas de trabalhadores de conhecimento;
Os sistemas de informação gerenciais;
Os sistemas de apoio a decisão;
O sistema de apoio ao executivo;
Os sistemas de informação financeira e contábil;
Os sistemas de recursos humanos.
Partindo deste ponto, notamos que cada um desses setores cuida de uma camada da empresa, para que o trabalho não se torne sobrecarregado e possa operar em todas as suas funções corretamente.
Um bom exemplo, é o do sistemas de recursos humanos que cuida do cadastro de todos os funcionários bem como seus benefícios e o envio do pagamento.
Até mais!
Resposta:
Os sistemas de informação são divididos em três categorias:
- Sistemas de processamento de transações SPTs;
- Sistemas de informações gerenciais SIG’s;
- Sistemas de informações estratégicas: sistemas de apoio à decisão SAD’s e os sistemas de apoio aos executivos SAEs;
Explicação:
Sistemas de processamento de transações SPTs:
Sistema de nível operacional, responsável pelo aumento do controle das informações, bem como produtividade das tarefas dos profissionais e todos os departamentos que manipulam e introduzem as informações no sistema. Quem geralmente utiliza esses sistemas são: os supervisores e os funcionários administrativos.
Sistemas de informações gerenciais SIG’s:
Sistemas de nível tático ou gerencial são empregados para controle e acompanhamento do cumprimento de metas a serem atingidas por determinada empresa. São voltados para dar suporte aos tomadores de decisões de nível gerencial. Constituem exemplos desse grupo os sistemas de planejamento de recursos da produção e de gerenciamento financeiro.
Sistemas de informações estratégicas:
Sistemas de apoio à decisão SAD’s e os sistemas de apoio aos executivos SAEs: Sistemas de nível estratégico são utilizados para prestar suporte ao nível diretivo da empresa e tem seu foco direcionado para informações mais sintetizadas e normalmente orientada a indicadores, tabelas ou gráficos, pesquisa e análise da concorrência são exemplos de aplicações desse tipo de sistema.