existem diversos paradigmas/modelos/abordagens de tomada de decisão em políticas públicas, dentre as quais destacam-se:
1-Modelo Racional;
2-Modelo da Racionalidade Limitada;
3-Modelo Incremental;
4-Modelo da Sondagem Mista;
5-Modelo da Lata de Lixo (Garbage Can);
6-Modelo da Escolha Pública (Public Choice).
Neste fórum, solicito que escolha 2 dentre estes paradigmas e explique as vantagens e desvantagens para o cidadão atendido por uma política pública desenvolvida com base em cada um dos paradigmas selecionados.
Exemplo 1: uma política de atenção à saúde da criança a partir do paradigma Incremental, quais são as vantagens e desvantagens para a criança e sua família decorrentes da adoção desta política pública.
Exemplo 2: uma política de educação infantil desenvolvida a partir do paradigma da Sondagem Mista, quais são as vantagens e desvantagens para a criança e sua família decorrentes da adoção desta política pública.
Observe que a mesma política pública pode ser analisada a partir de diferentes paradigmas, assim como um mesmo paradigma pode ser utilizado para analisar diferentes políticas públicas.
Soluções para a tarefa
O Modelo Incremental procura solucionar os problemas de forma gradual, grandes modificações ou rupturas, tendo como pressupostos:
- decisão envolve relações de poder, não sendo apenas uma questão técnica; e,
- os governos democráticos não possuem liberdade total para a alocação dos recursos públicos.
As principais vantagens deste modelo permitir ajustar continua e mutuamente entre posições diferenciadas e, viabilizar decisões consensuadas em contextos de baixa racionalidade.
Por outro lado, apresenta como desvantagens o facto de proporcionar uma forma de proteger os gestores, ao ser conservador e, limita a busca de inovações, restringindo a mudança, podendo ainda ignorar questões importantes.
A Sondagem mista (mixed scanning) , limita o detalhamento exigido pelo racionalismo e conservadorismo do incrementalismo, sendo menos exaustiva que o racionalismo e mais inovadora que o incrementalismo .
Esta procura um equilibrio entre a busca da otimização e do consenso.