Existem diversas técnicas e ferramentas que podem auxiliar em situações de conflito, mas a principal forma de lidar com esse tipo de situação é a comunicação. Infelizmente, a maioria das partes envolvidas em um projeto não compreende o que realmente deseja, criando uma falsa percepção de que os interesses são distintos.
Verifique as asserções a seguir e assinale a alternativa correta:
Dado que exista um conflito, o gerente de projetos deve analisar o problema, ouvir as partes envolvidas, verificar documentos relacionados, ou seja, coletar todas as informações possíveis sobre a desavença.
PARA
Ter a capacidade de negociar e influenciar a equipe, dessa forma, tendo melhores condições de escolher o lado que mais se assemelha ao seu próprio modo de pensar, pois, assim, todos passarão a compreender melhor a direção dada pelo gerente de projetos.
A. I e II são corretas, e a II justifica a I.
B. I e II são corretas, mas a II não justifica a I.
C. Apenas I é correta.
D. Apenas II é correta.
E. I e II são incorretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B.
Apenas I e II estão corretas.
Explicação:
Conforme apontam Larson e Gray (2016), tanto na fase de planejamento como de execução as causas de conflitos são divergências sobre prioridades, cronograma, procedimentos e de ordem técnica. Por isso, apenas as asserções I e II são corretas, pois tipificam essas origens de conflitos.
Já na fase de entrega, apenas cronograma ainda é causa de embate entre os stakeholders. Portanto, a asserção III é incorreta, uma vez que tipifica a relativização de prioridade do projeto perante outras atividades, sendo que essa causa é exclusiva das etapas anteriores do projeto.
Resposta:
C.
Apenas I é correta.
Explicação:
Resposta correta.
C.
Apenas I é correta.
Apenas a asserção I é correta, pois, conforme apontam Kerzner (2016) e o guia PMBOK (PMI, 2017), uma vez que um conflito venha ocorrer, o gerente de projetos deve estudar o problema e coletar todas as informações possíveis para ter a capacidade de negociar e influenciar a equipe, direcionando a resolução do conflito com foco único nos objetivos do projeto a serem alcançados, e não nas suas próprias opiniões ou convicções pessoais.