Biologia, perguntado por mrsilvarovere, 4 meses atrás

Existem diferentes tipos de articulações no corpo humano e basicamente elas são classificadas estruturalmente em três tipos: cartilaginosas, fibrosas ou sinoviais. As articulações também são classificadas funcionalmente. Disserte sobre a classificação funcional das articulações.

Soluções para a tarefa

Respondido por luannotaku
13

Resposta:

as articulações são partes essenciais do corpo humano. graças a elas, temos nosso movimento corporal. elas ligam os ossos do corpo humano, ao esqueleto e a cartilagem. são os responsáveis pelos movimentos executados com naturalidade, e assim permitindo o corpo humano ter flexibilidade. sem as articulações o corpo humano não teria movimento, e seria rígido.


aleolisac: na verdade as classificações funcionais das articulações são relacionadas aos seus eixos: mono axial, bi axial e tri axial
Respondido por carlaoperreirastrong
4

Resposta:Para classificar funcionalmente uma articulação vai depender do movimento em torno de um ou mais eixos. As articulações podem ser classificadas, em mono axial, bi axial e tri axial. Quando uma articulação realiza movimento apenas em torno de um eixo diz que é mono axial, ou seja, apresenta um grau de liberdade de movimento.

Assim as articulações que só permitem flexão e extensão como a do cotovelo, são mono axiais. Quando uma articulação realiza movimento em torno de dois eixos diz que é bi axial, ou seja, apresentam dois graus de liberdade de movimento. Assim as articulações que permitem flexão e extensão, adução e abdução como a rádio cárpica ou articulação punho, são bi axiais.

Quando uma articulação realiza movimento em torno de três eixos diz que é tri axial, ou seja, apresentam três graus de liberdade de movimento. Assim as articulações que permitem flexão e extensão, adução e abdução e rotação como as articulações do ombro e quadril, são tri axiais. Para classificar morfologicamente uma articulação vai depender das formas das superfícies articulares, ou seja, do tipo de encaixe ósseo.

Explicação:

Perguntas interessantes