Existem diferentes formas de se pensar planejamento. Uma delas é conhecida como planejamento pragmático. Esta concepção parte do princípio que para planejar deve-se ter uma objetividade e uma neutralidade técnica. Contudo, sabemos que o planejamento, bem como a gestão urbana são ações políticas, esta neutralidade, em geral, não existe. Considerando o texto base sobre o planejamento pragmático, avalie as afirmações a seguir: I- Muitas vezes o planejamento ocorre sem que haja a participação da população e há uma definição técnica que decide e define como planejar e como atuar na cidade, numa ação impositiva. II- O Plano Diretor, formalizado por lei, é um tipo de planejamento pragmático, pois ocorre sem a participação da população e da comunidade. III- Essa perspectiva de planejamento acaba sendo uma forma de centralização do poder, na qual costumeiramente há prioridade para a criação dos objetos, das normas e das leis do que para as relações sociais. IV- É uma abordagem mais tecnocrática, na qual se dá importância da definição técnica de planejamento, sem que se observem as prioridades sociais ou o entendimento e interesse da população. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
I- Muitas vezes o planejamento ocorre sem que haja a participação da população e há uma definição técnica que decide e define como planejar e como atuar na cidade, numa ação impositiva. Verdadeira. Esse planejamento vai então atender aos interesses daqueles que controlam o poder, e não de quem realmente importa, que é a população.
II- O Plano Diretor, formalizado por lei, é um tipo de planejamento pragmático, pois ocorre sem a participação da população e da comunidade. Verdadeira. O Plano Diretor ocorre sem a participação da comunidade o que a afeta integralmente.
III- Essa perspectiva de planejamento acaba sendo uma forma de centralização do poder, na qual costumeiramente há prioridade para a criação dos objetos, das normas e das leis do que para as relações sociais. Verdadeira. Dessa forma, ela atende apenas o interesse das minorias.
IV- É uma abordagem mais tecnocrática, na qual se dá importância da definição técnica de planejamento, sem que se observem as prioridades sociais ou o entendimento e interesse da população. Verdadeira. Realiza-se de acordo com as necessidades do poder e não com as necessidades das pessoas em si.