Administração, perguntado por selmamariarosario, 8 meses atrás

existem diferenças Claras entre novação e mudança e alterações nas configurações do produto e serviço não necessariamente são consideradas inovações mudanças não caracterizam inovação assinale aquela que caracteriza inovação aumento de Capital investido customização do produto comercialização de Novos Produtos alteração do visual da empresa geração de valor a empresa ou produto​

Soluções para a tarefa

Respondido por juanpcosta000
0

Resposta: Inovação de Produto

A inovação de produto consiste em modificações nos atributos dos bens ou serviços, tais como mudanças na forma como ele é percebido pelos consumidores. No Manual de Apoio ao Preenchimento da Pintec (2019), as inovações de produto compreendem aqueles tecnologicamente novos e/ou substancialmente aperfeiçoados.

O produto tecnologicamente novo (bem ou serviço), é aquele cujas características fundamentais (especificações técnicas, matérias-primas, componentes, software incorporado, interfaces amigáveis, funções ou usos pretendidos), diferem significativamente de todos os produtos previamente produzidos pela empresa.

Já o aperfeiçoamento de produto (bem ou serviço), refere-se a um produto previamente existente, cujo desempenho foi substancialmente incrementado ou aperfeiçoado, através de mudanças nas matérias-primas, componentes ou em outras características que melhorem seu desempenho.

Um produto simples pode ser aperfeiçoado, se for para obter melhor desempenho, por meio da utilização de matérias-primas ou componentes de maior rendimento. Um produto complexo, com vários componentes ou subsistemas integrados, pode ser aperfeiçoado através de mudanças parciais em um dos componentes ou subsistemas.

Para o Manual de Oslo (2018), as inovações de produtos no setor de serviços, podem incluir melhoramentos importantes no que diz respeito à forma como elas são oferecidas (por exemplo, em termos de eficiência ou de velocidade), à adição de novas funções ou características em serviços existentes ou à introdução de serviços inteiramente novos.

Entretanto, mudanças que não implicam em uma significativa alteração nas características funcionais do produto ou em sua utilização, não são inovações de produto. Atualizações de rotina ou mudanças sazonais também não configuram inovações de produto.

No Manual de Apoio ao Preenchimento da Pintec (2019), não são incluídas como inovações de produto, dentre outras:

Mudanças puramente estéticas ou de estilo do produto;

Mudanças rotineiras, menores, nas funções ou características do produto, que não envolvam um grau suficiente de novidade ou de esforço tecnológico, e que não acrescentem nada significativo ao seu desempenho;

Na indústria de vestuário, a introdução, seguindo as tendências da moda, de novas cores, cortes e coleções;

Na informática, a introdução de um release (pequenas alterações ou correções de bugs) de um software já existente;

Mudanças apenas no tamanho ou volume da embalagem, e mudanças no nome do produto no mercado;

Comercialização ou fabricação de produtos novos integralmente desenvolvidos e produzidos por outra empresa; e

Customização para um cliente que não inclua diferenças significativas de atributos comparados aos produtos feitos para outros clientes.

Inovação de Processo

A inovação de processo trata de mudanças no processo de fabricação do bem ou na prestação de um serviço. Não gera, necessariamente, impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e/ou qualidade do produto final e redução de custos.

De acordo com o Manual de Apoio ao Preenchimento da Pintec (2019), inovação tecnológica de processo refere-se à implementação de um novo ou substancialmente aperfeiçoado método de produção ou de entrega de produtos.

Uma inovação tecnológica de processo pode ter por objetivo produzir ou entregar produtos novos ou substancialmente melhorados, os quais não podem ser produzidos ou distribuídos por meio de métodos convencionais já utilizados pela empresa, ou pode visar o aumento da eficiência produtiva ou da entrega de produtos existentes. Seu resultado, portanto, deve ser significativo em termos da elevação do nível de produção, do aumento da qualidade dos bens ou serviços ou da diminuição dos custos unitários de produção e entrega.

Os métodos de produção novos ou significativamente aperfeiçoados na indústria envolvem mudanças nas máquinas, equipamentos, software ou nos procedimentos de organização do processo de produção (desde que acompanhados de mudanças no processo técnico de transformação do produto, não se limitando, por exemplo, apenas em alterações de layout da planta).

Os métodos de distribuição dizem respeito à logística da empresa e seus equipamentos, softwares e técnicas para fornecer insumos, alocar suprimentos ou entregar produtos finais.

Em muitos casos, uma inovação de serviço pode ser apenas de um tipo. Por exemplo, as empresas podem oferecer um novo serviço ou novas características de um serviço, sem mudar substancialmente o método pelo qual ele é oferecido. Do mesmo modo, melhoramentos significativos em processos, por exemplo, a redução de custos de distribuição, podem não fazer qualquer diferença para as características do serviço vendido aos consumidores.

Explicação:

@rarosx

Respondido por winederrn
0

De um lado, criação de um produto (do zero) é conhecida como Inovação Radical. Na prática, é um tipo de inovação que vem para resolver problemas de consumo que nunca foram resolvidos com outros produtos e/ou serviços.

Como exemplo de Inovação Radical, podemos citar: a criação do iPhone (telefone inteligente).

Por outro lado, o melhoramento de um produto e/ou serviço (com mudanças nas configurações). Na prática, é um tipo de inovação que vem para dar novas funcionalidades aos bens de consumo e, claro, resolver antigos problemas de consumo.

Como exemplo de Inovação Incremental, podemos citar: as outras versões do iPhone.

Aprenda mais acessando este link: https://brainly.com.br/tarefa/39790848

Vá e vença!

Anexos:
Perguntas interessantes