existem cidades no mundo cujo traçado visto de cima assemelhase a um tabuleiro de xadrez. considere um ciclista trafegando por uma dessas cidades, percorrendo, inicialmente, 2,0km no sentido leste, seguindo por mais 3,0km no sentido norte. a seguir, ele passa a se movimentar no sentido leste, percorrendo, novamente, 1,0km e finalizando com mais 3,0km no sentido norte. todo esse percurso é realizado em 18 minutos. a relação percentual entre o módulo da velocidade vetorial média desenvolvida pelo ciclista e a respectiva velocidade escalar média deve ter sido mais próxima de:
Soluções para a tarefa
Explicação:
A relação percentual entre o módulo da velocidade vetorial média desenvolvida pelo cicliste e a respectiva velocidade escalar média deve ter sido mais próxima de 74%.
O desocamento vetorial representa o vetor que tem origem no ponto de partida e extremidade no ponto de chegada do móvel.
A distância percorrida representa a soma de todos os deslocamentos realizados.
Para calcular a distância percorrida, basta somar os deslocamentos -
D = 2 + 3 + 1 + 3
D = 9 Km
O tempo gasto foi de 18 minutos que equivalem a 0,3 horas.
Para calcular a velocidade escalar média, utilizamos a seguinte equação -
V = D/Δt
V = 9/0,3
V = 30 km/h
Para calcular o deslocamento vetorial realizado pelo ciclista podemos utilizar o Teorema de Pitágoras. Os catetos do triângulo retângulo serão a soma dos deslocamentos para leste e soma dos deslocamentos para o norte. A hipotenusa representa o deslocamento vetorial efetuado.
ΔS² = (2 + 1)² + (3 + 3)²
ΔS² = 3² + 6²
ΔS = √9 + 36
ΔS = 6,7 Km
Calculando a velocidade vetorial média
Vm = 6,7/0,3
Vm = 22,3 km/h
Relação entre as duas -
Vm/V = 22,3/30
Vm/V = 0,74
Resposta:
creio eu q seja 74% eu acho ne