Existem casos na natureza onde uma mutação no gene leva os indivíduos portadores desta à morte. Este é um caso visto em camundongos amarelos onde os indivíduos homozigotos dominantes morrem e os homozigotos recessivos apresentavam pelagem cinza. Sabendo disso, Ao cruzar dois camundongos de cor amarela qual a proporção fenotípica esperada?
a) 3amarelos:1cinza
b) 2amarelos:1cinza
c) 2amarelos:2 cinzas
d) 1amarelo:3cinzas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta B)2 amarelos e 1 cinza
Explicação:
Denominamos de alelos letais os genes que causam a morte de seu portador. Esses alelos foram descobertos por Lucien Cuenot (1866-1951), um biólogo que analisou o cruzamento de camundongos em 1904. Nesses cruzamentos, o número de descendentes não obedecia aos resultados esperados de acordo com Mendel, o que gerou dúvidas no pesquisador.
Nos cruzamentos realizados por Cuenot em camundongos de pelagem amarela, os resultados eram 2/3 amarelos e 1/3 de camundongos cinza, mas o esperado era 3:1. O pesquisador concluiu que, em homozigose, o amarelo poderia ser letal e todo indivíduo amarelo era obrigatoriamente heterozigoto. Cuenot testou sua hipótese com outros experimentos e confirmou sua ideia.