Existem basicamente dois tipos de receptores gabaérgicos: GABA A e GABA B. Os receptores de GABA B apresentam localização pré e pós-sináptica, enquanto que o GABA A tem sua localização pós-sináptica. Nos receptores gabaérgicos atuam duas importantes classes de fármacos, os benzodiazepínicos e os barbitúricos.
Qual o mecanismo de ação dos barbitúricos e dos benzodiazepínicos?
Escolha uma:
a.
Seu mecanismo de ação consiste em potencializar a ação do GABA. Ele se liga ao receptor e promove um aumento da afinidade do GABA ao seu receptor GABA A, com isso ocorre um influxo do íon cloreto. Esse fármaco aumenta também o número de vezes que o canal de cloreto se abre. Esse fluxo do íon cloreto é responsável pela inibição da célula, que se torna inativa e incapaz de gerar um novo potencial de ação. Por isso podemos dizer que essa classe de fármacos causa depressão do sistema nervoso central.
b.
Seu mecanismo de ação consiste em potencializar a ação do GABA. Ele se liga ao receptor e promove um aumento da afinidade do GABA ao seu receptor GABA A, com isso ocorre um influxo do íon cloreto. Esse fármaco aumenta também o número de vezes que o canal de cloreto se abre. Esse influxo do íon cloreto é responsável pela inibição da célula, que se torna inativa e incapaz de gerar um novo potencial de ação. Por isso podemos dizer que essa classe de fármacos causa depressão do sistema nervoso central. (((((Correto)))))
c.
Seu mecanismo de ação consiste em potencializar a ação do GABA. Ele se liga ao receptor e promove um aumento da afinidade do GABA ao seu receptor GABA A, com isso ocorre um influxo do íon cloreto. Esse fármaco aumenta também o número de vezes que o canal de cloreto se abre. Esse influxo do íon cloreto é responsável pela inibição da célula, que se torna ativa e incapaz de gerar um novo potencial de ação. Por isso podemos dizer que essa classe de fármacos causa depressão do sistema nervoso central.
d.
Seu mecanismo de ação consiste em potencializar a ação do GABA. Ele se liga ao receptor e promove um aumento da afinidade do GABA ao seu receptor GABA A, com isso ocorre um influxo do íon cloreto. Esse fármaco aumenta também o número de vezes que o canal de cloreto se abre. Esse influxo do íon cloreto é responsável pela ativação da célula, que se torna inativa e incapaz de gerar um novo potencial de ação. Por isso podemos dizer que essa classe de fármacos causa depressão do sistema nervoso central.
e.
Seu mecanismo de ação consiste em potencializar a ação do GABA. Ele se liga ao receptor e promove um aumento da afinidade do GABA ao seu receptor GABA A, com isso ocorre um influxo do íon potássio. Esse fármaco aumenta também o número de vezes que o canal de cloreto se abre. Esse influxo do íon cloreto é responsável pela inibição da célula, que se torna inativa e incapaz de gerar um novo potencial de ação. Por isso podemos dizer que essa classe de fármacos causa depressão do sistema nervoso central.
Soluções para a tarefa
Letra B.
Observa-se que a classe de barbitúricos e dos benzodiazepínicos estabelece uma ação de depressão do sistema nervoso central, a partir da inibição do potencial de ação decorrente destas células neuronais.
Diante disso, evidencia-se que estes tipos de fármacos realizam o mecanismo de ação de estimulação do influxo de íons cloreto, para que seja possível a realização da inibição total, de forma competitiva.
Resposta:
Seu mecanismo de ação consiste em potencializar a ação do GABA. Ele se liga ao receptor e promove um aumento da afinidade do GABA ao seu receptor GABA A, com isso ocorre um influxo do íon Cloreto. Esse fármaco aumenta também o número de vezes que o canal de cloreto se abre. Esse influxo do íon cloreto é responsável pela inibição da célula, que se torna inativa e incapaz de gerar um novo potencial de ação. Por isso podemos dizer que essa classe de fármacos causa depressão do sistema nervoso central.