existem bactérias que conseguem resistir à ação de antibióticos utilizados para contê-las. explique essa situação do ponto de vista lamarckista e darwinista.
Soluções para a tarefa
A resistência a um antibiótico ocorre quando a bactéria consegue sobreviver e crescer na presença de um ou mais antibióticos. Quando isso acontece, as bactérias resistentes continuam a causar a infecção.
Desde o ponto de vista darwinista a resistência ocorre naturalmente por seleção natural por meio de mutações aleatórias.
O antibiótico, ao entrar em contato com uma população bacteriana, permite apenas a proliferação daquelas bactérias que apresentam aquela mutação natural que cancela a ação do antibiótico.
Desde o ponto de vista lamarckista as bactérias também se tornam resistentes quando transmitem material genético de uma bactéria para outra.
Uma maneira de fazer isso é por meio de plasmídeos, que são fragmentos de DNA bacteriano que podem ser transferidos entre bactérias.
Quando o plasmídeo é inserido em outra bactéria, a resistência ao antibiótico pode se espalhar fácil e rapidamente entre as bactérias.
A "resistência" das bactérias aos antibióticos é explicada corretamente pela Teoria da Seleção Natural de Charles Darwin.
De acordo com a teoria da seleção natural, de Charles Darwin, podemos entender que utilizar inadequadamente os antibióticos causa a morte das bactérias mais fracas e deixa as mais fortes sobreviverem, de tal maneira que elas podem continuar se reproduzindo e gerando uma nova colônia de bactérias "resistentes".
Já Lamarck explicaria dizendo que as bactérias desenvolveriam um mecanismo de resistência e esse seria repassado às gerações seguintes por meio da Lei da Transmissão dos caracteres adquiridos.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/5140889