Existem apenas dois tipos de células que formam todos os seres vivos: as células procariontes e as células eucariontes. A diferença mais marcante entre essas duas classes de células é a presença ou não do núcleo celular. Os representantes dos procariotos são, basicamente, as bactérias.
Neste contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. Todos os seres eucariotos e procariotos são formados por membrana plasmática.
II. As bactérias possuem um DNA circular com função exclusiva de transmitir as características hereditárias.
III. O processo de desinfecção é responsável por eliminar completamente todos os microrganismos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d) Apenas a afirmativa III está correta.
e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa a)
Explicação:
I) A célula eucarionte apresenta maior complexidade com maior número de organelas do que a célula procarionte, e seu material genético se dispõe de maneira organizada e compartimentalizada por uma membrana nuclear, a carioteca; enquanto a célula procarionte, que é mais simples, apresenta o material genético disperso no interior da célula. A membrana plasmática existe tanto nas células procariontes, quanto nas eucariontes, e serve para separar o conteúdo intracelular do meio externo à célula.
II) As bactérias possuem plasmídeos, DNA circular capaz de se duplicar de forma independente do DNA dos cromossomos, e que confere às bactérias a capacidade de adaptação em situações em que o meio impõe alta pressão seletiva, como ocorre nos plasmídeos que contém genes que possibilitam à bactéria tolerar alguns antibióticos.
III) Um método de desinfecção não elimina por completo todos os micro-organismos; para isso seriam necessários métodos de esterilização.