Existem 12 pares de nervos cranianos, eles são nominados individualmente e enumerados por algarismo romano (de I a XII), possuem conexão com o encéfalo e saem da cavidade craniana através de forames no crânio.
BARBOSA, Carmem Patrícia. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Maringá - PR:UniCesumar, 2018.
A partir de seu estudo sobre esse assunto, assinale a alternativa que representa a associação correta entre os nomes dos nervos cranianos e suas respectivas funções.
Soluções para a tarefa
Olá!
O nervo vestíbulo-coclear, o nervo olfatório e o nervo óptico são os ditos nervos sensoriais.
O nervo vestíbulo-coclear constitui o oitavo par de nervos cranianos. Sendo também chamado de nervo auditivo, é responsável pela audição e pela movimentação da cabeça.
O nervo olfatório é responsável por conduzir os impulsos olfatórios e o nervo óptico recebe as informações visuais e as envia ao lóbulo occipital.
O nervo oftálmico é um ramo do nervo trigêmeo, quinto par de nervos, e, como o nome sugere, sua função está atrelada à sensibilidade da cavidade orbital. Este nervo é possui três ramos terminais, o frontal, nasociliar e o lacrimal.
Além do nervo oftálmico, o nervo trigêmeo possui o nervo maxilar e o mandibular como ramos. Suas ramificação são importantes na condução dos impulsos exteroceptivos, como os da temperatura e da dor, e dos impulsos propioceptivos, enviados do receptores nos músculos da mastigação.
Logo, a sequência correta é 4, 2, 3, 1.
Alternativa 1:
Nervo facial - Responsável pela inervação sensitiva da face e pela inervação motora dos músculos mastigatórios.
Alternativa 2:
Nervo trigêmeo - Responsável pela inervação sensitiva da face e pela inervação motora dos músculos mímicos.
Alternativa 3: RESPOSTA CORRETA. PAG. 204
Nervo trigêmeo - Responsável pela inervação sensitiva da face e pela inervação motora dos músculos mastigatórios.
Alternativa 4:
Nervo facial - Responsável pela inervação motora do diafragma e pela inervação motora dos músculos mastigatórios.
Alternativa 5:
Nervo glossofaríngeo - Responsável pela inervação motora do diafrágma e pela invervação sensitva dos músculos mastigatórios.