Existe variações dentro do estilo Barroco .
Busque características das seguintes :
A) pintura barroca espanhola ;
B) pintura barroca belga ;
C)pintura barroca holandesa ;
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6
A natureza morta surgiu como gênero de pintura nos Países Baixos pós-Reforma. Embora considerada uma forma inferior em outros lugares, o século XVII foi o período alto da natureza-morta na Holanda, onde os artistas atingiram um extraordinário realismo retratando objetos domésticos. Era emblemática: as pinturas vanitas mostravam símbolos como crânios e velas fumegantes representando a transitoriedade da vida. As paisagens holandesas eram tratadas com realismo, geralmente com um fundo de altas nuvens num céu cinzento.
Espanhola
Teve grande originalidade e ousadia, sendo adotado com muito entusiasmo em relação ao Desornamentado. O Barroco espanhol pode se comparar ao Barroco do resto da Europa, com excesso de riqueza, mas com maior audácia e força de concepção. A arquitetura desse estilo espalhou-se pelo país, e era complexa, com abóbadas, torres, elementos clássicos deturpados, colunas torneadas, figuras humanas e de animais, frontões, volutas e anjos. Na decoração de interiores esse estilo foi fascinante, com riquezas de cores e material. As paredes dos prédios públicos e residências eram adornadas com tecidos, sedas pintadas, brocados e damascos italianos, veludos de cores fortes, tecidos bordados a ouro e prata e com brasões de armas, uma abundância de materiais. Além de caírem em pregas das paredes, os tecidos eram usados nos corrimãos das escadas. Os pisos eram em mármore ou madeira com desenhos e as portas e tetos tinham entalhações, podendo ser douradas ou policromadas. As lareiras eram ornamentadas com anjos, folhas e dourados, encimadas por quadros e retratos. Era comum o uso de porcelanas orientais e espelhos ricamente emoldurados, candelabros e lustres.
Belga
Esse estilo manteve como característica as linhas movimentadas e a forte expressão emocional.
Rubens, pode-se ver em seus quadros, que é geralmente no vestuário que se localiza as cores quentes, que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas. Se notabilizou também por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento
Espanhola
Teve grande originalidade e ousadia, sendo adotado com muito entusiasmo em relação ao Desornamentado. O Barroco espanhol pode se comparar ao Barroco do resto da Europa, com excesso de riqueza, mas com maior audácia e força de concepção. A arquitetura desse estilo espalhou-se pelo país, e era complexa, com abóbadas, torres, elementos clássicos deturpados, colunas torneadas, figuras humanas e de animais, frontões, volutas e anjos. Na decoração de interiores esse estilo foi fascinante, com riquezas de cores e material. As paredes dos prédios públicos e residências eram adornadas com tecidos, sedas pintadas, brocados e damascos italianos, veludos de cores fortes, tecidos bordados a ouro e prata e com brasões de armas, uma abundância de materiais. Além de caírem em pregas das paredes, os tecidos eram usados nos corrimãos das escadas. Os pisos eram em mármore ou madeira com desenhos e as portas e tetos tinham entalhações, podendo ser douradas ou policromadas. As lareiras eram ornamentadas com anjos, folhas e dourados, encimadas por quadros e retratos. Era comum o uso de porcelanas orientais e espelhos ricamente emoldurados, candelabros e lustres.
Belga
Esse estilo manteve como característica as linhas movimentadas e a forte expressão emocional.
Rubens, pode-se ver em seus quadros, que é geralmente no vestuário que se localiza as cores quentes, que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas. Se notabilizou também por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento
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