Sociologia, perguntado por renatasantosesoyned6, 2 meses atrás

Existe uma tendência em alguns setores da produção do conhecimento da sociedade e na propagação da informação de que os pensadores clássicos estão fora de seu tempo. Eles já não teriam condições de responder as questões sociais com eficiência na busca de dar racionalidade na compreensão dos fenômenos humanos. Será? Seria fundamental resgatar as bases de pensamento metodológico que orienta a compreensão da sociedade pela racionalidade. A colocação de uma “ordem no caos aparente”. Esta é a função dos métodos sociais.

​FONTANA, Felipe. Pensamento Sociológico. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2020.

Pensadores clássicos como Emile Durkheim são fundamentais na definição de uma ótica de compreensão dos acontecimentos da sociedade. Um destes pensamentos é a religiosidade, uma discussão que deve ser entendida como uma expressão cultural e com uma função social. Entre as afirmativas abaixo assinale a que define com assertividade a relação entre o pensamento de Durkheim e a religiosidade, tendo em vista os fenômenos contemporâneos.
Alternativas
Alternativa 1:
A religiosidade é uma expressão subjetiva e sua função está exclusivamente na valoração pessoal. Não há relação da crença, fé ou estabelecimento de valor em dogmas na análise sociológica de Durkheim.

Alternativa 2:
Toda e qualquer manifestação cultural para Durkheim, assim como atualmente quando falamos de religiosidade, é uma expressão do ser humano na avaliação de sua conduta pessoal. Logo, esta preocupação deve ser da Psicologia como campo de conhecimento.

Alternativa 3:
Fundada em uma observação dos interesses subjetivos dos agentes sociais, alinhado com Max Weber nesta questão, Durkheim considera que a religiosidade é um estímulo interno ao ser e dele se faz para determinar a intensidade de valor da moral e ética religiosa na ação.

Alternativa 4:
Não há qualquer relação de Durkheim com a religiosidade. Na atualidade, esta exaltação aos elementos religiosos são apenas expressões subjetivas de uma vontade e que não se comprovam na análise objetiva do valor religioso. Não há como medir a expressão cultural através dos fenômenos sociais.

Alternativa 5:
A religiosidade é um fenômeno objetivo. Se manifesta nas ações humanas e se dá na condição da convergência de uma grande quantidade de indivíduos que associam seu comportamento as instituições religiosas. Logo, há uma elevação moral para Durkheim quando o fenômeno denuncia o valor social, através dos fatos, há relevância da religiosidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

Dukrheim observou a religião como uma base para um sistema solidário, lado a lado com crenças e uma série de práticas relativas, ou seja, elas se conectam a comunidade moral através da igreja. Alternativa 5.

Como podemos explicar o pensamento de Durkheim?

Uma das bases para Durkheim pode ser visa através do fato social, um entendimento mais amplo sobre as normas coletivas as quais orientem a vida do indivíduo, consistindo em ideias, ou até mesmo regras que são estabelecidas pelos indivíduos, que já existem desde nosso nascimento, sendo nossa formação baseada nessa noção, influenciando na relação do indivíduo com a comunidade moral, a instituição religiosa.

Mais sobre as ideias de Weber e Durkheim:

https://brainly.com.br/tarefa/26034186

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes