História, perguntado por CarlaFernandes5914, 4 meses atrás

Existe uma relação intrínseca entre as práticas mercantilistas dos Estados Modernos europeus e o colonialismo, tendo sido as possessões fora da Europa as maiores fontes de riqueza dos países ibéricos, por exemplo. O historiador Fernando Novais se refere a esse processo como "Antigo Sistema Colonial", e, no trecho a seguir, explicita um dos mecanismos de seu funcionamento. "É no regime do comércio entre metrópoles e colônias que se situa o elemento essencial desse mecanismo. Reservando-se a exclusividade do comércio com o Ultramar, as metrópoles europeias na realidade organizaram um quadro institucional de relações tendentes a promover necessariamente um estímulo à acumulação primitiva de capital na economia metropolitana a expensas das economias periféricas coloniais. O chamado ‘monopólio colonial’ ou, mais corretamente e usando um termo da própria época, o regime do ‘exclusivo’ metropolitano constituía-se pois no mecanismo por excelência do siste

Soluções para a tarefa

Respondido por umvaldinei
8

Resposta:

Ignorava dinâmicas econômicas internas na colônia e estabelecia uma relação de hierarquia e dependência que, muitas vezes não se verificou.

Explicação:

Acerto pelo AVA

Respondido por diogofrancesconi
2

Resposta:

A. ignorava dinâmicas econômicas internas na colônia e estabelecia uma relação de hierarquia e dependência que, muitas vezes, não se verificou.

Explicação:

A historiografia contemporânea passou a criticar a abordagem do “monopólio colonial” a partir de fontes primárias que evidenciavam a existência de um mercado interno autônomo, não sujeito às variações do comércio entre a metrópole e a colônia, e que a metrópole dependia muito mais da colônia do que o contrário, invertendo a hierarquia centro-periferia estabelecida até aquele momento como denúncia.

Saiba que não há uma relação com os impactos da escravidão africana e indígena, que é considerada por ambas as interpretações; ou quanto ao capitalismo, que é associado ao colonialismo. Quanto à abordagem, não há dúvidas que ambas se preocupam com questões culturais e econômicas, assim como as nações que realizavam os transportes das mercadorias entre a metrópole e a colônia.

Perguntas interessantes