Saúde, perguntado por thalesbedim1, 4 meses atrás

Existe uma grande cooperação entre a RII e a RIA quando ocorre quebra da homeostasia corporal e algum antígeno infecta as nossas células ou tecidos saudáveis. Estes antígenos podem se apresentar na forma de moléculas de DNA ou RNA ou, até mesmo, serem de natureza glicídica, lipídica e proteica. No início da infecção, entram em ação a primeira e segunda linha de defesa da resposta imune inata. Inicialmente, os antígenos tendem a ser capturados e eliminados. Em 2020, Alana, recém-formada em Medicina trabalhou na linha de frente contra a COVID-19. Em abril daquele ano, ela foi infectada pelo agente etiológico da doença, o vírus SARS-CoV-2, mas não apresentou sintomas. Ela retornou ao trabalho em meados de junho e surpreendentemente, foi confirmado que Vanessa havia novamente sido reinfectada pelo vírus, e mais uma vez sem apresentar sintomas. Consideando o excerto acima, responda:

a) DETERMINE como os PAMPS iniciam a ativação da resposta imunológica.

b) DIFERENCIE PAMPS e DAMPs e relacione ambos com os RRPs.

c) APRESENTE os mecanismos de transição da resposta imune inata e adaptativa.

d) CARACTERIZE as resposta do tipo “antígenos T-dependentes.

Soluções para a tarefa

Respondido por jessiellefagundes
0

Resposta:

Explicação:

a- Tanto os PAMPs quanto os DAMPs estimulam a RII ao se ligarem nos RPPs localizados na membrana plasmáticas, no citosol e nas vesículas endossomais das células que fazem fagocitose, estimulando a transcrição de fatores de inflamação e citocinas que potencializam a resposta imune. No entanto, quando a RII não consegue eliminar o antígeno em uma janela imunológica de aproximadamente doze horas, ocorre a sinalização via citocinas liberadas pelas células da RII que ativam a RIA-C e RIA-H.

b- O que são PAMPs e DAMPs?

Estruturas denominadas “Padrão Molecular Associado ao Patógeno” (PAMP) e “Padrão Molecular Associado ao Dano” (DAMP) são reconhecidos por receptores e induzem respostas imunes inatas.

c- Quando os RRPs (receptores de reconhecimento padrão) presente nas células de defesa reconhecem os PAMPS e DAMPS que ativam a resposta imune liberando citocinas e quimiocinas que tem como primeira fase a inflamação e combate da infecção.

d-  os Antígenos T-dependentes não estimulam diretamente a produção de anticorpos sem a ajuda das células T.

Proteínas são antígenos T-dependentes.

Estruturalmente esses antígenos são caracterizados por algumas cópias de determinantes antigênicos muito diferente.

Perguntas interessantes