Informática, perguntado por riltoncelso, 11 meses atrás

Existe um tipo de jogo chamado QUIZ que representa uma sequência de perguntas onde as respostas corretas valem pontos a serem somados. Ao final das perguntas, o objetivo é conseguir o maior número de pontos possíveis no jogo.
As perguntas são distribuídas em 5 questões de múltipla escolha e cada acerto vale 10 pontos (na 1º tentativa) e 5 pontos (na 2º alternativa). A pontuação vai sendo incrementada e o total dos pontos é exibido no final para o usuário.
Todas as questões são baseadas em assuntos da disciplina.

A solução deve exibir uma interface baseada em caracteres que exiba as perguntas em uma janela feita com caracteres comuns do teclado como no exemplo a seguir:

+-----------------------------------------------------------------------+
| QUIZ DE PERGUNTAS E RESPOSTAS |
+-----------------------------------------------------------------------+
| JOGO COM 5 PERGUNTAS SOBRE A DISCIPLINA |
| CADA ACERTO VALE 10 OU 5 PONTOS |
| 10 PONTOS NA PRIMEIRA TENTATIVA |
| 5 PONTOS NA SEGUNDA TENTATIVA |
| 0 PONTOS SE ERRAR AS DUAS TENTATIVAS |
| AO FINAL, EXIBIR A PONTUAÇÃO TOTAL |
| EXIBIR MENSAGEM JUNTO A PONTUAÇÃO |
| EXCELENTE SE ATINGIR 50 PONTOS |
| ÓTIMO SE FIZER ENTRE 35 E 49 PONTOS |
| BOM SE FIZER ENTRE 20 E 34 PONTOS |
| REGULAR SE FIZER ENTRE 5 E 19 PONTOS |
| PÉSSIMO SE FIZER MENOS DE 5 PONTOS |
| APÓS, PODEM SER EXIBIDOS ERROS E ACERTOS |
+-----------------------------------------------------------------------+

+-----------------------------------------------------------------------+
| QUAL O COMANDO PARA EXIBIR MENSAGENS? |
+-----------------------------------------------------------------------+
| LEIA |
| ESCREVA |
| PARA |
| SE |
| VAR |
+-----------------------------------------------------------------------+

+-----------------------------------------------------------------------+
| QUAL O COMANDO PARA DESVIO DE FLUXO NA |
| EXECUÇÃO DE PROGRAMAS? |
+-----------------------------------------------------------------------+
| LEIA |
| ESCREVA |
| PARA |
| SE |
| VAR |
+-----------------------------------------------------------------------+

+-------------------------------------------------------------------------+
| QUAL O COMANDO PARA RECEBER DADOS PELO |
| TECLADO? |
+-------------------------------------------------------------------------+
| LEIA |
| ESCREVA |
| PARA |
| SE |
| VAR |
+-----------------------------------------------------------------------+

+-------------------------------------------------------------------------+
| QUAL O COMANDO PARA INICIAR A DECLARAÇÃO |
| DE VARIÁVEIS? |
+-------------------------------------------------------------------------+
| LEIA |
| ESCREVA |
| PARA |
| SE |
| VAR |
+-------------------------------------------------------------------------+

+-----------------------------------------------------------------------+
| QUAL O COMANDO PARA CRIAR LAÇOS DE |
| REPETIÇÃO CONTADOS? |
+-----------------------------------------------------------------------+
| LEIA |
| ESCREVA |
| PARA |
| SE |
| VAR |
+-----------------------------------------------------------------------+

Soluções para a tarefa

Respondido por leandrobaterista
4

Resposta:

alguém com a estrutura pronta?

Explicação:

Respondido por pad752
2

Resposta:

Algoritmo "QUIZ-PAD"

// ALGORITIMO

// PEDRO ANDRADE  

// Descrição   : Quiz de perguntas e respostas

// Data atual  : 04/06/2021

Var

perguntas : vetor [1..5] de caracter

respostas : vetor [1..5] de caracter

pontos, contador1, contador2 : inteiro

resposta, msg: caracter

Inicio

perguntas[1] := "QUAL O COMANDO PARA EXIBIR MENSAGENS?"

perguntas[2] := "QUAL O COMANDO PARA DESVIO DE FLUXO NA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS?"

perguntas[3] := "QUAL O COMANDO PARA RECEBER DADOS PELO TECLADO?"

perguntas[4] := "QUAL O COMANDO PARA INICIAR A DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS?"

perguntas[5] := "QUAL O COMANDO PARA CRIAR LAÇOS ED REPETIÇÃO CONTADOS"

respostas[1] := "ESCREVA"

respostas[2] := "SE"

respostas[3] := "LEIA"

respostas[4] := "VAR"

respostas[5] := "PARA"

para contador1 de 1 até 5 faca

    limpatela

    escreval(perguntas[contador1])

    escreva("RESPOSTA: ")

    leia( resposta )

    se resposta = respostas[contador1] então

       pontos <- pontos + 10

       contador1 <- contador1 + 1

    senão

       limpatela

       escreval(perguntas[contador1])

       escreval("SEGUNDA TENTATIVA!")

       escreva("RESPOSTA: ")

       leia( resposta )

       se resposta = respostas[contador1] então

          pontos <- pontos + 5

       senão

          pontos <- pontos + 0

       fimse

    fimse

fimpara

escolha pontos

       caso 50

            msg <- "EXELENTE"

       caso 35,36,37,38,39,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49

            msg <- "ÓTIMO"

       caso 34,33,32,31,30,29,28,27,26,25,24,23,22,21,20

            msg <- "BOM"

       caso 19,18,17,16,15,14,13,12,11,10,9,8,7,6,5

            msg <- "REGULAR"

       caso 1,2,3,4

            msg <- "PESSIMO"

       outrocaso

            msg <- "INACREDITÁVEL"

fimescolha

escrevaL ( "VOCÊ FOI ", msg )

ESCREVAL ( "VOCÊ FEZ", pontos, " PONTOS!")

Fimalgoritmo

Explicação:

Perguntas interessantes