Química, perguntado por isaiasrocha39, 9 meses atrás

“Existe sempre a crença na validade da estrutura de dominação que molda as ações sociais, o que constitui o primeiro impulso a determinar sua orientação para um objetivo (Weber, 1984, 2011). É importante ressaltar que dominação e poder não ocorrem separadamente; ao contrário, podem ocorrer juntos ou haver uma transição de um para o outro. O Estado é o lócus onde poder e dominação se encontram; é a arena política por excelência”. 
Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 55.

Tendo como base a teoria weberiana, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta do tipo de dominação carismática.​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelramos28
10

Resposta:

II. A dominação carismática tem como fundamento de legitimidade fatores “extracotidianos” das características “sobre-humanas” do líder.

IV. A dominação carismática é extracotidiana porque ocorre fora de formas cotidianas de dominação. Ela é irracional por não haver regras ou tradições.

Explicação:

Respondido por juninhomanubq
1

Resposta:I. A dominação carismática é aquela que se calca na validade de regras racionalmente estatuídas.

II. A dominação carismática tem como fundamento de legitimidade fatores “extracotidianos” das características “sobre-humanas” do líder.

III. Weber resume a dominação carismática como “a autoridade do ‘passado eterno’, ou seja, dos costumes santificados pela validez imemorial e pelo hábito, enraizado nos homens, de respeitá-los.

IV. A dominação carismática é extracotidiana porque ocorre fora de formas cotidianas de dominação. Ela é irracional por não haver regras ou tradições.

Nota: 0.0

A

Apenas as afirmativas I e III estão corretas

B

Apenas as afirmativas I e IV estão corretas

C

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas

A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Apenas as afirmativas II e IV estão corretas). As afirmativas II (A dominação carismática tem como fundamento de legitimidade fatores “extracotidianos” das características “sobre-humanas” do líder) e IV (A dominação carismática é extracotidiana porque ocorre fora de formas cotidianas de dominação. Ela é irracional por não haver regras ou tradições) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “A dominação carismática, por seu turno, tem como fundamento de legitimidade fatores “extracotidianos” das características “sobre-humanas” do líder. Nesse sentido, os dominados obedecem em virtude de provas constantes (“milagres”) e sua crença no líder nasce do entusiasmo. Para continuar existindo, a dominação carismática precisa de provas constantes. Seu quadro administrativo é a comunidade, o séquito, o agrupamento de seguidores pautado por um caráter emocional.

De acordo com as qualidades carismáticas do líder, os dominados assumem uma característica justaposta: profeta e discípulos, guerreiro e seu séquito, líder e homens de confiança etc. Não há, portanto, hierarquia, carreira, nomeação ou competências fixas, o que existe é a “missão” dos grupos. Sem salário ou prebendas, apenas relação amorosa ou de camaradagem. Sem autoridades fixas, apenas emissários. Sem regulamentos, normas ou direito racional, somente o que “está escrito”, aquilo que “em verdade vos digo” (Weber, 1984, 2011). A dominação carismática é extracotidiana porque ocorre fora de formas cotidianas de dominação. Ela é irracional por não haver regras ou tradições. Alheia a economia, vive de aquisições ocasionais por meio de doações, gorjetas, extorsão e violência” (p.57).

As afirmativas I (A dominação carismática é aquela que se calca na validade de regras racionalmente estatuídas) e III (Weber resume a dominação carismática como “a autoridade do 'passado eterno’, ou seja, dos costumes santificados pela validez imemorial e pelo hábito, enraizado nos homens, de respeitá-los) estão, portanto, incorretas.

Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p.57.

D

Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas

E

Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

Explicação:

Perguntas interessantes