Existe diferença entre o monopólio legítimo do uso da força e a violência? Justifique
Soluções para a tarefa
Sim, mas a diferença só é dada por quem pratica.
A violência é o uso intencional de força física ou poder, ameaçados ou reais, contra si mesmo, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resultem ou tenham grande probabilidade de resultar em ferimento, morte, dano psicológico, mal-desenvolvimento ou privação.
Já o monopólio legítimo da força é somente feita pelo Estado, com o intuito de pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça. Esse é um princípio de todos os Estados modernos. Por isso, o Estado soberano moderno se define pelo monopólio do uso da força legítima.
Força e violência são vistas de modo distinto entre autores e teóricos da política, como, por exemplo, concebe Hannah Arendt.
Força e violência segundo Arendt
Hannah Arendt entende que a força é um fenômeno necessário utilizado por uma única pessoa em certos momentos, assim como pode se referir a ações da natureza (chuva, tempestade, maremoto).
A violência, por outro lado, é uma manifestação que abrange meios e instrumentos para se instaurar algo. Com isso, a violência se sobrepõe por meios instrumentais de armas.
Assim, uma violência justificada é aquela que utiliza do reconhecimento do povo para instaurar o poder.
Saiba mais sobre poder e violência em: https://brainly.com.br/tarefa/44625125
#SPJ2